No início desta semana, foi relatado que a Apple está se aproximando de um acordo com a Hyundai-Kia no valor de cerca de US$3,6 bilhões para fabricar seu primeiro carro elétrico. Agora, a CNBC relata, citando várias fontes familiarizadas com os desenvolvimentos mais recentes, que a Apple está se aproximando de fechar um acordo com a Hyundai para seu projeto EV altamente antecipado com planos de montá-lo na fábrica de automóveis da Kia na Geórgia.

O EV da Apple será supostamente baseado na plataforma de veículos elétricos E-GMP da Hyundai. Mais importante, as fontes citadas no relatório mencionam que o Apple Car será um veículo totalmente autônomo e não foi projetado com o motorista em mente.

"Os primeiros Apple Cars não serão projetados para ter um motorista. Serão veículos elétricos autônomos projetados para operar sem motorista", disse uma fonte a par do assunto, citada pela CNBC.

Se for provado que está correto, o Apple EV vai ficar cara a cara com o Tesla, que também está empurrando agressivamente para o lançamento de sua própria tecnologia de direção totalmente autônoma.

Apple Car, lançamento ainda incerto

A Apple espera trazer o Apple Car em 2024 e de acordo com relatórios vindos da Coreia do Sul, a empresa tem planos iniciais de lançar 100.000 unidades da Apple Car anualmente, com uma produção total de 400.000 carros planejada.

No entanto, várias fontes e analistas, incluindo Ming-Chi Kuo, sugerem que a estreia do carro elétrico da Apple pode ser adiada para 2025. A Apple busca controle total sobre o hardware e software de seu próximo EV.

Em relação à parceria com a Hyundai, a Apple escolheu a empresa automotiva sul-coreana por vários motivos, um deles sendo sua unidade de produção nos Estados Unidos e o outro sendo sua capacidade de aumentar a escala para acomodar os planos da Apple.

Além disso, a Apple queria uma marca que pudesse permitir um alto nível de controle sobre os aspectos de software e hardware do próximo EV. O carro da Apple supostamente será baseado na própria plataforma de veículos elétricos E-GMP da Hyundai, o que pode ser mais um motivo para a Apple colaborar com a empresa.

No entanto, há uma chance de que o acordo da Apple com a Hyundai não se concretize. Ou, a Apple também pode assinar um acordo com outra montadora além da Hyundai. No momento, é muito cedo para prever, com a Apple sendo notoriamente silenciosa sobre seu projeto de carro, e a Hyundai também não compartilhou nenhum detalhe oficial sobre o que está acontecendo entre as duas empresas.