Não é de hoje que ouvimos rumores em torno do suposto Apple Car, potencial projeto da Maçã que pretende fabricar carros elétricos e autônomos. A Apple é muito conhecida no mercado de portáteis e outros produtos, como smartphones, desktops, tablets, fones de ouvido e outros acessórios e serviços ligados a esse setor. Mas para criar um carro, a empresa necessita de uma parceria com alguém que já entenda do assunto, e que tenha experiência e referência na área.

É aí que entram as montadoras de veículos. Vez por outra um novo rumor é ventilado na rede afirmando que a Apple está próxima de firmar um acordo com alguma montadora conhecida, como é o caso da Hyundai, Kia, Nissan e assim por diante. Aparentemente, nenhuma dessas fabricantes conseguiu concluir o acordo para o projeto do Apple Car, e por isso um novo caminho se abre para a empresa de Cupertino.

A nova alternativa para tornar o projeto realístico inclui a LG, fabricante também conhecida no mercado de eletrodomésticos, smartphones e outros portatil, e que também tem um empreendimento em conjunto com a Magna International, uma fabricante de automóveis do Canadá.

Essa sociedade entre a LG e a Magna é conhecida como "LG Magna Electronics Powertrain", e segundo relatórios recentes, a Apple estaria interessada em contar com os serviços dessa junção empresarial para os futuros Apple Cars. Fontes internas afirmam que esse acordo está perto de ser concretizado.

Suposto Apple Car. (Imagem: Reprodução / PPLWare)
Suposto conceito do Apple Car. (Imagem: Reprodução / PPLWare)

Leia também:

Acordo entre a Apple e LG

Com o consórcio da LG Magna Powertrain no cenário, a Apple teria a chance de fabricar a sua primeira geração de carros elétricos, e avaliar a repercussão do produto entre os seus consumidores. Isso pode servir de impulso para a fabricação de um modelo ainda mais elaborado no futuro.

A Magna produziria toda a parte física do veículo, desde a montagem das peças até o acabamento final, enquanto a LG forneceria o hardware dos sistemas do veículo para a cadeia de suprimentos graças às suas marcas subsidiárias como a LG Display, LG Energy Solution e LG Innotek. A Apple finalizaria todo o processo apenas inserindo o seu sistema de bordo, com assistente virtual, sensores de câmeras e radares para a condução autônoma.

Embora nenhuma das empresas envolvidas tenha se pronunciado sobre esse suposto acordo, a produção do Apple Car por meio desse contrato parece viável, e serviria para a Apple pelo menos tirar o projeto do papel. No caso da LG, que anunciou recentemente a saída do mercado de smartphones, esse também promete ser um negócio interessante.