Quando o assunto é realidade aumentada, virtual ou mista, as principais especulações giram em torno da Apple, empresa que parece focada em projetos de headsets, óculos e outros artefatos futurísticos. Ao que sabemos até agora, a Maçã está se preparando para anunciar um capacete de realidade mista em 2022, um óculos de realidade aumentada em 2025, e agora, uma lente de contato deve chegar entre 2030 e 2040.

Este último produto ainda está na fase dos rumores, mas um dos principais informantes da Apple, Ming Chi-Kuo, falou sobre isso. Em uma nota de pesquisa da TF International Securities e divulgada pelo portal MacRumors, Kuo falou sobre um produto eletrônico que trará a "computação visível" para a "computação invisível". O principal objetivo desta lente de contato, é oferecer uma espécie de inteligência artificial com aplicações de realidade aumentada, algo bem semelhante ao que será apresentado no caso do óculos Apple Glass.

Se você gostaria de saber como uma lente de contato funcionaria, já que praticamente toda a computação é inserida sob o globo do olho, infelizmente é algo que ainda não podemos afirmar. Sobre esses protótipos que envolvem a visão do usuário, Kuo ainda diz que alguns deles pesavam aproximadamente 300g, e que a Apple pretende simplificar o projeto para alcançar o peso entre 100g a 200g.

Novas informações deverão ser reveladas em breve, a medida que a lente de contato for desenvolvida e aprimorada. Com previsão de lançamento acontecendo a partir de 2030, os detalhes devem demorar um pouco para serem ventilados nas redes. Enquanto isso, podemos nos inteirar com os equipamento da Apple que tem lançamentos mais próximos.

Leia também:

Headset da Apple

Em nota, Kuo ainda falou sobre os demais produtos da Maçã, e afirmou que a empresa "pretende aprimorar a tecnologia em mobilidade, peso e funcionalidade". O headset, por exemplo, é desenvolvido com a ajuda da Sony, e será equipado com vários módulos ópticos de telas micro OLED. Quando questionado sobre o porque alguém compraria o headset de realidade mista da Apple, o analista respondeu;

"Embora a Apple esteja se concentrando em realidade aumentada, acreditamos que as especificações de hardware deste produto podem fornecer uma experiência imersiva que seria significativamente melhor do que os produtos de realidade virtual existentes. Acreditamos que a Apple pode integrar altamente este capacete com aplicativos relacionados a vídeo como um dos principais diferenciais".

Ao finalizar, Kuo disse que o headset de realidade mista produzido pela Apple deverá ser anunciado oficialmente em 2025, e seu preço deve girar em torno de US$ 1.000 nos EUA.