O Conecte SUS, aplicativo de comunicação entre os cidadãos brasileiros e o sistema único de saúde, já passou por diversas instabilidades em 2021. Já foram identificados problemas na hora da emissão de certificado de vacinação e até um ataque hacker que tirou todos os dados do sistema. Desta vez, uma falha preocupante está permitindo que qualquer pessoa emita seu certificado de vacinação, mesmo quem não se vacinou contra o coronavírus.

Falha no Conecte SUS valida certificado de não vacinados

O problema torna-se ainda mais preocupante, já que trata-se de um sistema de validação, que por algum motivo, está aprovando qualquer solicitação. Segundo informações da Agência Saiba Mais em colaboração com Jônatas Andrade, professor no Rio Grande do Norte, a função "Valida QR Code" do Conecte SUS está validando qualquer tipo de código, incluindo os que não pertencem ao mesmo propósito.

"Ao ver o QR Code na tela do telefone, tive vontade de testar em outros códigos. Peguei o QR Code de um Pix, e foi validado. Depois testei num site que gera QR Code com frases aleatórias, e também foi validado."

Até o momento, o Ministério da Saúde não se pronunciou a respeito da falha no Conecte SUS.

Por que é tão preocupante?

A operação de validação do "Valida QR Code" do Conecte SUS é utilizada por fiscais para determinar se alguém realmente foi vacinado ou não. Esse certificado permite que o vacinado tenha acesso a locais restritos somente a pessoas que já estão protegidas contra o Sars-CoV-2.

Se a falha não for corrigida, esses locais passarão a ser acessados também por pessoas não imunizadas, mas que na prática possuem um certificado validado.

Fonte: Agência Saiba Mais