A versão 85 do Firefox chegou nesta terça-feira (26) e dentre suas principais novidades está o fim do suporte ao Adobe Flash. A Mozilla removeu o recurso do seu navegador, e agora não existe sequer uma opção para que o usuário possa reabilitá-lo. Vale lembrar que a própria Adobe deixou de fornecer suporte para o recurso desde 31 de dezembro de 2020, e recomenda a completa remoção do software do computador de seus usuários.

Ainda no dia 12 de janeiro, mesmo não atualizando ou prestando qualquer tipo de suporte ao Flash, a Adobe bloqueou a execução de conteúdos que utilizem a ferramenta com o objetivo de "ajudar a proteger o sistema dos usuários". De forma simples e clara, eles disseram que não haverá nenhuma atualização nova para o recurso, mas os usuários precisam removê-lo de seu computador, se quiserem evitar falhas de segurança, por exemplo.

"Não existirão versões alternativas do Flash Player para download em sites terceiros autorizadas pela Adobe. Os usuários não devem usar versões não autorizadas do Flash Player".

Melhorias e um novo design

A nova versão do Firefox 85 traz consigo também algumas melhorias no quesito de facilitar o acesso aos usuários, correção de falhas de segurança, além da proteção dos chamados "supercookies". Sobre isso, eles explicaram na nota da atualização;

"Ao isolar os supercookies, o Firefox os impede de rastrear sua navegação na web de um site para o outro".

Por fim, a Mozilla está desenvolvendo um novo design para o seu navegador, que deve ficar disponível a partir da versão 90 do Firefox. Esse novo visual é chamado "Proton", e basicamente trará uma repaginada significativa na barra de endereços e outros elementos do navegador. A empresa fala de um sistema mais limpo e fácil de usar.