App brasileiro possibilita que pessoas cegas leiam textos impressos

Novo aplicativo já está disponível na Google Play.

Por Aplicativos Pular para comentários

Desenvolvido no Brasil, o aplicativo EyeFy promete auxiliar pessoas com problemas de visão, com o auxílio de técnicas avançadas de inteligência artificial e de aprendizado de máquina que conseguem fazer o reconhecimento do texto e com isso, fazer a leitura de em voz alta, possibilitando assim que pessoas com problemas de visão, como as que não são alfabetizadas consigam ter maior liberdade e conhecimento.

Segundo o criador do aplicativo, Jonathan Santos, o ponto de partida para a criação do aplicativo se deve a disponibilidade no Brasil de um sistema que a partir de uma câmera acoplada na armação do óculos, realiza a leitura de textos e identificação de objetos para pessoas com pouca visão ou cegas. Porém, de acordo com ele, o grande problema se deve pelo alto preço, que acaba barrando o acesso de muitas pessoas a tecnologia, estamos falando de nada mais nada menos que R$ 19 mil para que seja instalado.

Aplicativo é gratuitoAplicativo é gratuito

Com isso, Santos pensou no desenvolvimento de um aplicativo com funcionalidades semelhantes a esta tecnologia, entretanto, mais acessível. Foi aí que surgiu o EyeFy, totalmente gratuito e sem necessidade de conexão com a internet para funcionar.

Como ele funciona? Assim que o programa for executado, o aplicativo acessa a câmera do aparelho, após basta posicionar a lente para o texto em que deseja realizar a leitura, posicionando o dedo sobre a tela por alguns segundos. Feito isso, o app irá fazer a leitura do texto em voz alta.

O EyeFy encontra-se disponível na Google Play para download e em breve estará na App Store.

Mais sobre: aplicativos, eyefy, cegos, visao
Compartilhe com seus amigos:
Fernanda Beling
Fernanda Beling Administradora, apaixonada por tecnologia. Amante de livros, séries e filmes.
FACEBOOK // INSTAGRAM: @fsbeling // TWITTER: @fsbeling
Quer conversar com o(a) Fernanda, comente:
Carregar comentários
Quantos celulares a Motorola tem em linha?
5(15,03%)
10(55,35%)
15(11,62%)
20(9,57%)
26(8,43%)