O método de reconhecimento facial parece ser uma alternativa para as empresas para garantir a segurança de seus usuários. Recentemente, o Facebook começou a usar o reconhecimento facial para gerenciar a identidade de seus usuários. A novidade surgiu após a Apple adotar o sistema em seu iPhone X através do Face ID.

Agora, segundo a Agência de Notícias Xinhua, a China irá testar, a partir do próximo ano, o sistema de documentos virtuais que utilizam o reconhecimento facial para identificar os seus usuários.

China deve testar sistema de reconhecimento facial no WeChat.
China deve testar sistema de reconhecimento facial no WeChat.

Conforme informações, a novidade irá começar a ser testada inicialmente na província de Guangzhou e irá funcionar com usuários registrados através do aplicativo WeChat.

Assim sendo, o novo método do WeChat irá funcionar como um documento de identidade tradicional e poderá ser aceito por todos os órgãos governamentais.

Os cidadãos chineses que quiserem usufruir da novidade irão precisar efetuar o cadastro do seu rosto com o uso da tecnologia do governo, as identidades serão autenticadas através de um sistema de Inteligência Artificial.

O Departamento de Segurança Pública de Guangzhou diz que a IA do governo possui taxa de erro de apenas um por cento, com dados das pessoas e identidade protegidos através da criptografia.

O governo chinês, juntamente com a Tencent, empresa desenvolvedora do WeChat, informaram que caso o sistema seja bem sucedido, ele será implantado em toda a China.

Atualmente, o WeChat conta com cerca de 980 milhões de usuários e a iniciativa fará com que a plataforma ganhe ainda mais adeptos.