Em julho, a CNH digital foi aprovada pelo Contran e algumas semanas atrás uma versão de testes do seu aplicativo oficial apareceu por alguns instantes para aparelhos Android, no entanto, logo foi retirada do ar. Porém, agora a CNH digital já está disponível para alguns estados.

O app oficial e-CNH foi oficializado e conta tanto na Google Play Store como na App Store. Contudo, somente condutores dos estados de Goiás e Distrito Federal poderão usufruir da novidade por enquanto.

App oficial da CNH Digital é liberado para dois estados.
App oficial da CNH Digital é liberado para dois estados.


Sendo assim, inicialmente estes dois estados foram escolhidos para contarem com a carteira de motorista digital. Mas a boa noticia é que em breve o aplicativo deve ser liberado para outros estados, a expectativa é de que até o dia 01 de fevereiro de 2018 todos os Detrans dos 27 estados possam estar emitindo a CNH Digital.

Vale ressaltar que para a sua CNH física ser substituída pela CNH Digital é necessário que a sua carteira de motorista seja mais recente, pois é necessário contar com o código QR. Caso a sua carteira ainda não tenha o código implementado, será cobrado uma taxa no valor de R$ 95 para obter uma segunda via com o QR-code.

Para segurança é preciso gerar um código de ativação no Detran
Para segurança é preciso gerar um código de ativação no Detran

Para se cadastrar no Portal de Serviços Denatran com o modelo contendo o QR-code, basta confirmar os seus dados com o Detran mais próximo e gerar um código de ativação que vai liberar o uso da sua CNH Digital.

Como sistema de segurança, a e-CNH do usuário ficará atrelada a apenas um dispositivo móvel, em caso de troca de aparelho será necessário requisitar outro código de ativação juntamente ao Detran.