Amanhã, dia 10 de outubro, chegará em Goiás a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) digital. A informação foi repassada através do Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran, e o Estado escolhido será o responsável pelo projeto-piloto. A intenção é que até fevereiro do próximo ano, todo o Brasil já tenha a versão digital disponibilizada.

A versão impressa ainda poderá ser usada, e a digital não é obrigatória, ela será apenas uma opção para as pessoas que buscam uma opção de um documento tecnológico.

CNH digital chega ao estado de Goiás na terça-feira.
CNH digital chega ao estado de Goiás na terça-feira.

O CNH possui o mesmo valor jurídico das tradicionais, e ele é mostrado através de um aplicativo disponibilizado no iTunes e PlayStore. Sendo assim, quando passar a valer, o motorista poderá se cadastrar no Portal de Serviços do Denatran e realizar todo o processo através do site. O órgão, então, irá enviar um código através do e-mail, e com isso, será possível acessar o CNH digital.

Para acessar o CNH-e não é preciso acesso à internet, com exceção no primeiro login. Há ainda uma senha de quatro dígitos para que ela possa ser exibida.

A assessoria do Ministério das Cidades diz que o sistema é seguro, já que a autenticidade pode ser comprovada através da leitura do QRCode.

Caso o dispositivo móvel for perdido ou mesmo roubado, o motorista precisa entrar em contato com o Detran ou a algum posto e solicitar o bloqueio.