O WhatsApp não é diferente das outras aplicações e também das redes sociais que contam com opções de bloqueio de usuários. Sendo assim, o utilizador consegue bloquear algum contato indesejado. Veja abaixo a lista com as regras que são válidas para qualquer smartphone e sistema operativo.

Indícios de bloqueio no WhatsApp
Indícios de bloqueio no WhatsApp

Para verificar se algum contato lhe bloqueou no WhatsApp, acompanhe o seu comportamento no aplicativo.

1 - Não aparece "Visto pela última vez" e nem se o contato está online.

A partir das configurações de privacidade do WhatsApp é possível visualizar qual foi a última vez que o seu contato abriu o aplicativo de mensagens instantâneas. Caso não esteja visualizando está informação é bem provável que tenha sido bloqueado. A mesma situação é válida para o estado online.

2 - Atualizações na fotografia de perfil

Caso você não esteja conseguindo visualizar uma imagem no perfil do contato e sim uma imagem padrão na cor cinza, pode ser um indício de que foi bloqueado. Automaticamente, quando o usuário bloqueia uma pessoa, o aplicativo passa a não demonstrar mais a foto do perfil.

3 - Mensagens enviadas tem apenas um "tick"

Em mensagens padrão, o aplicativo WhatsApp envia no canto direito do balão de conversa dois "ticks", o que significa que a mensagem foi entregue ao contato. No caso, em que aparece apenas um tick significa que a mensagem foi apenas enviada, este por sua vez é um sinal de que foi bloqueado.

4 - Não consegue efetuar ligações

Uma última confirmação pode ser feita através de ligações, caso o usuário não atenda a ligações em horários alternados, isso significa que você foi bloqueado. Em casos de bloqueio de contato, o WhatsApp não efetua as ligações para contatos que não queiram conversar.