Na quarta-feira (08) no palco principal da Web Summit, em Lisboa, a Uber assinou um acordo de colaboração com a NASA para o desenvolvimento de novos conceitos de Gestão de Tráfego Não Tripulado (UTM, Unmanned Traffic Management) e Sistemas Aéreos Não tripulados (UAS, Unmanned Aerial Systems). Desta forma, a colaboração vai tornar a operação mais segura e eficiente de UAS a baixas altitudes.

Testes iniciaram em 2020 na cidade de Los Angeles
Testes iniciam em 2020 na cidade de Los Angeles

Os primeiros voos de demonstração do UberAIR devem ter início em 2020 em algumas cidades norte-americanas, graças a participação da Uber no Projeto UTM da NASA. Através deste acordo, a Uber passa a fazer parte do grupo de parceiros da indústria que desenvolver com a NASA a tecnologia UTM. O Projeto UTM para as atividades de voos, visa o desenvolvimento de softwares e operações aéreas. Além disso, serão realizados testes em quatro níveis de complexidades crescentes, denominadas Níveis de Capacidades Tecnológicas (TLC, Technology Capability levels).

A principal foco da Uber é concentrar seus esforços em atividades do tipo TCL-4, que se refere ao desenvolvimento de requisitos e demonstrações de tecnologia nas operações aéreas em espaço urbanos, seu principal objetivo.

A princípio, a primeira cidade escolhida pela Uber será Los Angeles, em que as operações de táxis aéreos devem iniciar primeiramente. Os inícios dos testes devem começar em 2020 com capacidade máxima de quatro passageiros por voo.