O Google lançou uma versão prévia do Android 15 para alguns dispositivos da empresa, como o Pixel 6, 7, 8, Fold e Pixel Tablet. Essa versão prévia, também chamada de Android 15 Developer Preview, já está disponível para download no site do Android Developers. A versão estável para smartphones de outras marcas do mercado, como Samsung, Xiaomi e Motorola, deve chegar somente no segundo semestre do ano.

Android 15 Developer Preview: quais as novidades?

Android 15 já etá disponível para usuários de dispositivos Pixel
Android 15 já está disponível para usuários de dispositivos Pixel

Nesta primeira prévia do Android 15, os usuários podem esperar alguns novos recursos interessantes, como melhorias em notificações, redução no consumo de bateria, aumento no desempenho de aplicativos, e foco em privacidade e segurança. Algumas novidades incluem:

Sandbox de privacidade

O Android 15 traz a versão mais recente do Privacy Sandbox Android, que é um programa colaborativo de desenvolvedores trabalhando juntos para implementar tecnologias de privacidade avançadas, protegendo contra malwares e aplicações maliciosas.

Dynamic Performance Framework

Este conjunto de APIs, chamado de Android Dynamic Performance Framework (ADPF), traz melhorias no desempenho e economia de bateria para aplicativos mais pesados. Isso inclui um novo modo de eficiência energética para ajudar os usuários a economizar bateria durante operações em segundo plano.

Controle de câmera

A prévia adiciona ferramentas que permitem aos desenvolvedores controlar o uso da câmera por aplicativos, incluindo ajustes de brilho e intensidade do flash. Isso pode beneficiar aplicativos de mídias sociais como Instagram e Snapchat, melhorando a qualidade das fotos em ambientes com pouca luz.

Compartilhamento parcial de tela

Agora, os usuários podem gravar apenas a janela do aplicativo em vez de toda a tela do dispositivo. Isso é útil para evitar interrupções durante a gravação, como notificações indesejadas.

Health Connect

O Android 15 traz aprimoramentos para o Health Connect, uma plataforma que gerencia dados de saúde. Agora, ela suporta novos tipos de dados, incluindo informações sobre condicionamento físico e nutrição.

Quando o Android 15 será oficialmente lançado?

Apesar da chegada da versão Developer Preview já estar disponível para usuários dos smartphones Pixel do Google, o lançamento oficial com a versão estável do Android 15 deve ocorrer apenas entre agosto e outubro de 2024. Na ocasião, os smartphones Pixel devem ser os primeiros contemplados com a atualização, mas outras empresas populares, como Samsung, Motorola, Xiaomi, realme, ASUS, OnePlus e Oppo podem anunciar a atualização para seus dispositivos logo depois ou assim que o sistema estiver pronto com a interface de cada empresa.

Cronograma de lançamento do Android 15
Cronograma de lançamento do Android 15 (Foto: Google/Reprodução)

Quais celulares vão receber o Android 15?

Diversas fabricantes de smartphones revelaram quais aparelhos estão elegíveis para receber a próxima grande atualização do Android, quando ela estiver disponível. A Samsung, por exemplo, anunciou que o Galaxy S24 receberá até 7 anos de atualizações de sistema, garantindo suporte até o Android 21 que deve ser lançado só em 2031.

Outras empresas como Motorola e Xiaomi, devem liberar a atualização para seus lançamentos mais recentes. Entre eles estão o Moto G84, G54, G34, G24 e G14, além da família Edge 40. No caso da Xiaomi, os modelos contemplados com o Android 15 são muitos, desde os mais populares como POCO X6 e POCO F5, como também as linhas Redmi Note 12 e Note 13 e a própria série de flagships da linha Xiaomi 14.

ASUS, realme, Infinix e outras empresas também devem anunciar um cronograma de atualização do Android 15 para seus respectivos smartphones. Para saber se seu celulares está entre os aparelhos que receberão atualização, veja o nosso artigo com a a lista completa.