O Android 15, a próxima geração do sistema operacional do Google para celulares e tablets, está a caminho com algumas novidades interessantes. Embora o Android 14 ainda esteja sendo implementado, a equipe de desenvolvimento já trabalha nas melhorias que farão na nova versão. Quase nada oficial foi revelada até o momento, mas podemos ter uma noção das novidades com base nos rumores já ventilados.

Novidades aguardadas no Android 15

Todas as informações abaixos são novidades que aguardamos ver no Android 15, que possivelmente será batizado como "Vanilla Ice Cream", conforme antecipado pelo Oficina da Net:

Widgets na tela de bloqueio

Não sei se você pediu isso, mas o Android 15 promete trazer de volta uma coisa que muitos usuários sentiram falta desde a versão 5.0 Lollipop: widgets na tela de bloqueio. Essa possível novidade permitirá uma personalização mais dinâmica e prática na tela de bloqueio do seu celular, permitindo que você veja informações úteis de forma acessível antes mesmo de desbloquear seu telefone.

Comandos de voz para abrir apps

Será possível abrir apps apenas com comandos de voz (Imagem: Android Authority/Reprodução)
Será possível abrir apps apenas com comandos de voz (Imagem: Android Authority/Reprodução)

Os comandos de voz podem ganhar um destaque especial no Android 15, agora permitindo que os usuários abram qualquer aplicativo do sistema. Com essa novidade, será possível agilizar o processo de abrir aplicativos úteis sem a necessidade de tocar na tela.

Saúde da bateria

Sistema deve funcionar similarmente como no iOS, para iPhone (Imagem: Android Authority/Reprodução)
Sistema deve funcionar similarmente como no iOS, para iPhone (Imagem: Android Authority/Reprodução)

Sobre o tanque de combustível do seu aparelho, o Google deve inserir a funcionalidade de "Saúde da Bateria". Os usuários poderão acessar uma aba dedicada para verificar o estado da bateria, fornecendo dados sobre a vida útil do componente e com um funcionamento muito parecido ao recurso já existente no sistema operacional concorrente, o iOS.

Barra de navegação transparente

O Android 15 também deve ganhar uma barra de navegação transparente. Esta mudança estética traria uma experiência diferenciada para usuários que optam pelos botões de navegação na parte inferior da tela, abandonando o tradicional fundo preto.

NFC com sistema de atualização

O NFC modulável é uma inovação técnica que se destaca nas possíveis atualizações do Android 15. Isso quer dizer que esse recurso do seu aparelho vai ter atualizações independentes do sistema para a tecnologia de comunicação por aproximação, deixando o recurso mais eficiente para o dia a dia.

Proteção contra phishing

A segurança também está em foco com melhorias no antivírus Play Protect para reforçar a proteção contra tentativas de phishing. Um novo recurso pode identificar atividades suspeitas de aplicativos, alertando os usuários sobre comportamentos enganosos e promovendo uma experiência mais segura no ecossistema Android.

Agilidade para abrir dois apps em dobráveis

Por meio de atalhos, será possível abrir dois apps de uma vez para usar rapidamente numa tela dobrável
Por meio de atalhos, será possível abrir dois apps de uma vez para usar rapidamente numa tela dobrável

Para os entusiastas de smartphones dobráveis, o Google deve implementar uma maior agilidade na abertura de dois aplicativos na tela inicial. O sistema terá atalhos para pares de aplicativos na tela inicial, o que vai simplificar a navegação e abertura de dois apps de uma vez em telas dobráveis.

Quando o Android 15 será lançado?

Android 15 deve ser lançado apenas no segundo semestre de 2024
Android 15 deve ser lançado apenas no segundo semestre de 2024

A fase Beta do Android 15 está prevista para começar neste primeiro semestre, geralmente ocorrendo entre março e abril de 2024. Informações adicionais sobre a atualização serão reveladas durante a Google I/O. O lançamento oficial com a versão estável deve ocorrer entre agosto e outubro de 2024, inicialmente para os dispositivos Google Pixel.

Quais celulares vão receber o Android 15?

Diversas fabricantes de smartphones revelaram quais aparelhos estão elegíveis para receber a próxima grande atualização do Android, quando ela estiver disponível. A Samsung, por exemplo, anunciou que o Galaxy S24 receberá até 7 anos de atualizações de sistema, garantindo suporte até o Android 21 que deve ser lançado só em 2031.

Outras empresas como Motorola e Xiaomi, devem liberar a atualização para seus lançamentos mais recentes. Entre eles estão o Moto G84, G54, G34, G24 e G14, além da família Edge 40. No caso da Xiaomi, os modelos contemplados com o Android 15 são muitos, desde os mais populares como POCO X6 e POCO F5, como também as linhas Redmi Note 12 e Note 13 e a própria série de flagships da linha Xiaomi 14.

ASUS, realme, Infinix e outras empresas também devem anunciar um cronograma de atualização do Android 15 para seus respectivos smartphones. Para saber se seu celulares está entre os aparelhos que receberão atualização, veja o nosso artigo com a a lista completa.