O Android 15 ainda está muito longe de ser oficialmente lançado, mas já tivemos revelado o suposto novo codinome interno do sistema do Google. De acordo com o leaker Mishaal Rahman, o Android 15 vai ser reconhecido como "Vanilla Ice Cream" (sorvete de baunilha, em tradução direta). Essa informação aparece entre os diretórios do Android Open Source, que é um tipo de código aberto do Google e que pode ser acessado aqui.

Android 15 vai ter nome Vanilla Ice Creme

É um pouco mais cedo do que o normal, ainda se levarmos em consideração que o codinome Upside Down Cake do Android 14 U foi revelado só no final de abril de 2022, quando os primeiros vazamentos sobre recursos e novas funções começaram a circular na rede.

Como a imagem abaixo mostra, o nome "Vanilla Ice Creme" aparece no Android Open Source Project, o que sugere ser o suposto nome do Android 15 V.

Android 15 V vai carregar o nome Vanilla Ice Cream (Crédito: Android Open Source Project)
Android 15 V vai carregar o nome "Vanilla Ice Cream" (Crédito: Android Open Source Project)

O que esperar do Android 15?

Se seu celular nem recebeu o Android 13 ainda, fica a dúvida sobre o porquê que devemos estar preocupados com o Android 15, sistema que ainda tem alguns meses para finalmente ser lançado para o público.

Até o momento, pouco se sabe sobre o que o novo sistema do Google vai oferecer, mas há uma expectativa para o novo serviço de sistema "Controle de instalação em segundo plano", que pode ser lançado no Android 14, mas começar a ser usado apenas no Android 15. A função vai permitir "detectar aplicativos instalados em segundo plano e fornecer a lista desses aplicativos".

Ainda não temos uma data oficial para o lançamento do Android 15. O Android 14 deve ser lançado entre os meses de julho e agosto deste ano, mas já adiantamos uma lista de dispositivos que devem receber a atualização do sistema.