O Android 14 chegou, a versão preview para desenvolvedores já pode ser baixada em celulares Pixel. Atualizamos o nosso aqui e preparamos um conteúdo especial, trazendo as novidades do Android 14 para você em primeira mão.

O Android 14 está em fase de desenvolvimento, já passou pela fase de liberação apenas para desenvolvedores e agora encontra-se na fase beta, onde smartphones compatíveis (geralmente os Pixels) podem baixar a versão de testes e ver o funcionamento atual do Android 14.

Android 14: As novidades

Dentre as novidades do Android, podemos destacar a segurança como um fator que melhorou em vários aspectos, assim como a economia de energia, algo que também foi bastante trabalhado. Podemos agora configurar quais aplicativos são suspensos de consumir energia conforme programação pessoal.

Segurança e privacidade

Novos avisos e indicações

A segurança foi algo que teve melhorias, ao entrar em Configurações > Segurança e privacidade, você verá uma tela totalmente nova, mostrando os possíveis problemas de segurança que seu celular acusa. Por exemplo, se você não tiver um PIN configurado, vai ter um aviso, se o seu smartphone não estiver atualizado, terá outro aviso.

Android 14 - Segurança
Android 14 - Segurança

Há ainda um botão Proteger sua conta, que vai indicando o passo a passo para resolver os problemas.

Mais controle de sua privacidade

A segunda prévia do Android 14 trouxe mais uma opção de segurança para seus usuários quando o assunto envolve a sua privacidade. Agora "os usuários agora podem conceder ao seu aplicativo acesso apenas a fotos e vídeos selecionados". Os usuários poderão selecionar entre três opções:

  • permitir acesso a todas as fotos
  • selecionar fotos específicas
  • ou negar completamente o acesso.

Assim, você não vai precisar permitir que um determinado aplicativo tenha acesso a toda sua biblioteca de fotos, e sim apenas as fotos determinadas por sua escolha.

Proteção de memória

A memória RAM tem sérias vulnerabilidades que foram identificadas ao longo do tempo. No Android 13 o Google implementou um mecanismo chamado MTE (Memory Tagging Extension), é uma proteção a nível de hardware. Nem todos os dispositivos estavam aptos a utilizar esse recurso, smartphones com processadores de arquitetura Arm v8.5 ou superior com suporte a MTE terão no Android 14 essa proteção feita de forma automática e nativa. Isso significa que os dados que são escritos e lidos da memória foram antes verificados pelo processador e correspondem às áreas que eles anteriormente foram marcadas. É algo mais de baixo nível, mas é uma proteção que se faz necessário.

Encontre o meu dispositivo

Encontre meu dispositivo; Android 14
Encontre meu dispositivo; Android 14

Em termos de aprimoramentos de privacidade, o Android 14 ganhou melhorias no recurso Encontrar Meu Dispositivo. Além de poder localizar e encontrar seu celular perdido, o recurso vai poder também localizar outros tipos de dispositivos, como fones de ouvido e smartwatches. A função é praticamente uma versão presente no iOS, agora para Android. Aqui estão as principais informações sobre as opções disponíveis:

  • Desativado: Se você escolher essa opção, o "Encontre meu Dispositivo" não armazenará as localizações recentes dos seus dispositivos e o seu dispositivo Android não participará da rede. No entanto, mesmo com essa opção desativada, você ainda poderá usar o "Encontre meu Dispositivo" para localizar, proteger e apagar seus dispositivos quando estiverem online. Caso não deseje utilizar o "Encontre meu Dispositivo", você pode acessar Configurações > Google > Encontre meu Dispositivo para desativá-lo.
  • Com rede apenas em áreas de grande tráfego: Essa opção permite que você localize seus dispositivos usando as localizações recentes armazenadas ou a rede de busca apenas em áreas de grande tráfego, como aeroportos ou locais movimentados. Para ajudar a encontrar um item perdido, as informações de localização do seu dispositivo são usadas somente se outros dispositivos na rede também detectarem o item.
  • Sem rede: Caso você opte por essa configuração, o seu dispositivo não participará da Rede Encontre meu Dispositivo. No entanto, você ainda poderá localizar seus dispositivos offline usando as últimas localizações conhecidas deles quando estavam online.
  • Com rede em todas as áreas: Ao escolher essa opção, você poderá localizar seus dispositivos usando as localizações recentes armazenadas ou a rede de busca, inclusive em áreas de baixo tráfego. Para ajudar a encontrar um item perdido, as informações de localização do seu dispositivo podem ser utilizadas mesmo se for o único dispositivo na rede a detectar o item. É importante destacar que as localizações dos seus dispositivos são criptografadas usando o PIN, padrão ou senha do seu dispositivo Android e não são visíveis para o Google. Somente você e aqueles com quem compartilha seus dispositivos no "Encontre meu Dispositivo" podem ver suas localizações.

Personalização completa da tela de bloqueio

Vocâ também vai poder personalizar a sua tela de bloqueio de forma mais ampla. Inspirado nos recursos do iOS, o Android 14 vai permnitir que o usuário defina uma tela de bloqueio que combina com ele, mudando desde o plano de fundo, como estilos diferentes de relógio, cores e fontes. Algo similar ao que existe no iOS 16 em diante.

Tela de bloqueio personalizável do Android 14
Tela de bloqueio personalizável do Android 14

Fontes maiores

As fontes no Android 14 terão capacidade de serem ampliadas em até 200% do tamanho normal. Essa é uma questão de acessibilidade. Antes, o máximo possível era 130%.

Android 14 - Tamanho da fonte (Padrão / 200%)
Android 14 - Tamanho da fonte (Padrão / 200%)

Bateria

Tempo de uso

Android 14 - Tempo de uso da bateria
Android 14 - Tempo de uso da bateria

O tempo de uso de bateria está de volta, removido no Android 13. Muitos usuários reclamaram da ausência da funcionalidade. Agora é possível novamente ver o consumo de energia desde o último carregamento, também é possível ver quais aplicativos consumiram quanto de bateria, também os recursos de sistema e hardware.

Novos sistemas de economia

O sistema de economia de bateria foi aprimorado, agora há uma forma extrema de economia, totalmente personalizável. Há opção de escolher quais aplicativos podem consumir bateria em caso de extrema economia.

Android 14 - modos de economia de energia
Android 14 - modos de economia de energia

É uma ótima opção para aqueles apps que vivem drenando bateria, como os apps de monitoramento de saúde.

Você pode ainda programar horários ou baseado em porcentagem da bateria para que essa opção extrema entre em ação. Por exemplo, ao atingir 30% da bateria, a função extrema começa a funcionar. Assim, aqueles apps em segundo plano param de ser utilizados para economizar bateria.

Conectividade adaptável

Android 14 - Conectividade adaptável
Android 14 - Conectividade adaptável

Outra nova opção é a Conectividade Adaptável, que promete aumentar a duração da bateria e melhorar o desempenho do dispositivo ao usar melhor os recursos de rede, sejam Wi-Fi ou dados móveis. Com essa função ativa, o celular vai procurar pela Wi-Fi na sua casa com sinal mais forte e utilizar ela, o mesmo funcionará em casos de redes móveis, imagine você em uma praça com o 5G com sinal baixíssimo, o celular força para conseguir enviar e retornar os dados, desta forma ele deve automaticamente trocar para o sinal 4G, vendo que há mais intensidade em troca menos consumo de bateria.

Bloatwares: Remover apps instalados em segundo plano

Adeus a aqueles aplicativos que vêm pré-instalados no Android por suas fabricantes que fizeram uma parceria comercial e você não utiliza, Xiaomi cof cof.

Agora você terá uma tela exclusiva para ver quais aplicativos estão instalados sem uso no seu celular.

Android 14 - Apps não usados
Android 14 - Apps não usados

Para acessar a página a tela é em Apps > Apps não usados.

Clonar aplicativos de forma nativa

O Google está testando uma forma de clonar aplicativos de forma nativa, ainda não consegui testar, mas foi mostrado em alguns exemplos a forma de clonar aplicativos. Algumas interfaces como a One UI e MiUI tem opção de fazer isso.

Ainda não está disponível para testar na versão Developer Preview 1, não se sabe também se isso será ou não terminado para a versão final do Android 14.

Clonar apps; Foto: XDA
Clonar apps; Foto: XDA

Apps antigos já eram

A versão do Android 14 agora impede a instalação de aplicativos antigos, e isso é bom. De acordo com a Google, essa mudança é direcionada a aplicativos construídos com base nas APIs do Android 5.1 Lollipop ou versões anteriores. A ideia é proteger o seu celular contra ameaças de malware. Os apps com versões de Android 5 ou anteriores são alvos desses ataques, visto que eles não possuem medidas de segurança implantadas nas gerações posteriores do Android.

Health Connect

Health Connect é um serviço que fará com que todas as plataformas de saúde possam de forma coordenada interagir entre si, criando um padrão de comunicação pela API e app Health Connect. No Android 14 há um serviço, para Android 13 existe um app na Play Store que já pode ser baixado.

O Health Connect funciona de forma similar ao Fitness e Saúde da Apple, é uma forma centralizada de permitir acesso às informações de batimentos cardíacos, dados de sono, dados fisiológicos e exercícios pelos aplicativos existentes.

Já existem aplicativos que têm a funcionalidade ativa.

Android 14 - Health Connect
Android 14 - Health Connect

Navegação por satélite

A navegação por satélite é algo ainda não oficial. Empresas como a Qualcomm já demonstraram a capacidade de conectividade que seus processadores, em especial o Snapdragon 8 Gen 2 tem de conectar via satélite para fazer troca de dados e chamadas. Há indícios de que o Android 14 tenha essa funcionalidade nativa.

A novidade foi divulgada pelo Twitter, onde Hiroshi Lockheimer, executivo do Google, afirmou que estão trabalhando em versões de smartphones Android com conectividade por satélites para chamadas e outros dados.

Novo Gerenciador de Senhas

Outra novidade é o Gerenciador de Senhas que está se tornando uma API dentro do Android 14, onde vai suportar o nome de usuário/senha e permitir que os usuários criem chaves de acesso para entrar em determinados aplicativos. A vantagem é que, além de evitar colocar sua senha todas as vezes que precisar inicar uma sessão, todos os dispsotivos que estiverem conectados com a mesma conta poderão recuperar essa chave de acesso criada e armazenada do Gerenciador de Senhas do Google.

Quando o Android 14 será lançado?

Ainda não há uma data confirmada para o lançamento do Android 14. De acordo com o cronograma de testes do sistema operacional, é possível que o período de testes, que antecede o lançamento oficial, seja finalizado em agosto deste ano. Assim, é provável que o lançamento oficial do Android 14 ocorra a partir de setembro ou outubro de 2023.

Timeline Android 14; Foto: Google
Timeline Android 14; Foto: Google

O Android 14 passou pela primeira fase de experimentos, conseguimos fazer essa análise prévia das melhorias graças ao Pixel 6a, que vamos ainda terminar a análise em nosso site. A versão atual já está em BETA. E a partir de agora o andamento das novidades já passa por mais estabilidade e finalização.

Quais smartphones vão receber Android 14?

Os lançamentos de 2022 que chegam com Android 13 nativo são os mais propensos a receber pelo menos a atualização para Android 14, smartphones de 2023 certamente devem receber a atualização.

Os celulares mais antigos à 2022, somente serão atualizados conforme demanda das fabricantes, a Samsung é um exemplo de empresa de celular que tem levado a sério os updates, com 4 anos de atualizações para os celulares mais potentes, se você é dono de um S21, tenha certeza que o Android 14 fará parte do seu celular. Montamos uma lista completa dos celulares que vão receber Android 14 em 2023, confira em nosso site.