Você provavelmente pode ter vários aplicativos de saúde e fitness em seu smartphone, capazes de rastrear tudo, desde seus passos, sua frequência cardíaca, sua ingestão de água e o quão bem você dorme. Entretanto, tendo em vista que cada um é de um desenvolvedor, para acessá-los você precisa abrir um por um. É aí que entra o Google Health Connect.

Esse novo serviço para Android, promete reunir todas as informações em um aplicativo só. Assim, você não precisa abrir um por um, para conferir as suas métricas. O serviço agora está em versão beta, que é como o Google gosta de lançar seus produtos: não está terminado, mas você pode começar a usá-lo agora.

Abaixo, entenda como de fato funciona o Health Connect.

O que é o Health Connect?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

O Health Connect não fornece um hub de integridade único. Ao invés disso, ele permite que você vincule vários aplicativos de saúde e fitness juntos, para que você possa escolher um ou dois para extrair todas essas informações coletadas e apresentá-las de uma maneira que faça sentido para você. Então, ao invés de usar um novo aplicativo, você pode usar seu favorito, com todos os dados que os outros coletam, como em um ecossistema.

De acordo com o Google Health Connect,

"Se você está monitorando sua atividade ou sono, nutrição ou sinais vitais, compartilhar dados entre seus aplicativos pode ajudá-lo a obter uma visão holística de sua saúde e condicionamento físico, e entender como seus comportamentos de estilo de vida o afetam".

Ou seja, o Health Connect visa dar uma "visão holística" da sua saúde, a partir da junção dos dados de vários aplicativos que monitoram a sua saúde. Isso depende da cooperação de todos os aplicativos de saúde e fitness que você está usando, é claro. A boa notícia é que muitos deles fazem parceria com o Google para conceder a eles, o acesso aos seus dados de condicionamento físico.

Quase todas as principais categorias de saúde e fitness são cobertas, incluindo atividade, sono, nutrição, medições corporais e estatísticas vitais, como pressão arterial e frequência cardíaca. Os usuários obtêm controle total sobre quais categorias de dados são agrupadas e quais não são. E tudo é armazenado localmente em seus dispositivos e criptografado para segurança adicional.

Quais aplicativos são compatíveis com o Health Connect?

Antes de te ensinar a usar o app, você precisa saber quais os apps que têm suporte ao Health Connect. Abaixo, confira a lista de apps:

Como usar o Google Health Connect?

Crédito: Divulgação/Health Connect
Crédito: Divulgação/Health Connect
Depois de saber quais apps são compatíveis com Health Connect, veja como usar o aplicativo:

  1. Baixe o aplicativo beta Health Connect para Android;
  2. Em seguida, escolha com quais apps fitness e de bem-estar ele poderá interagir;
  3. Logo após, abra o Health Connect;
  4. Na tela principal, você verá os aplicativos que usaram o serviço recentemente;
  5. Depois, toque em Permissões de aplicativos para escolher quais aplicativos podem ou não, usar o Health Connect. O conteúdo da lista que você vê vai variar dependendo dos aplicativos instalados no seu telefone. Se você quiser que um aplicativo forneça alguns dados ao invés de outros, você poderá configurá-lo também;
  6. Na tela principal do Health Connect, selecione Dados e acesso para gerenciar seus dados. Você verá as categorias para as quais os dados estão sendo coletados, e há a opção de excluir os dados coletados. Acesse uma categoria específica para excluir lotes específicos de dados; você também pode verificar quais aplicativos têm acesso a essa categoria e escolher um aplicativo que deve ser tratado como prioridade nos casos em que um tipo de dados está sendo gravado por vários aplicativos ao mesmo tempo;
  7. Por fim, vale ressaltar que você não pode ver seus dados no Health Connect - e sim, apenas conectar os pontos. No entanto, após configurar seus feeds de condicionamento físico conforme necessário, você poderá abrir os seus aplicativos favoritos (como o Google Fit ou o Fitbit) e ver tudo em um só lugar. Fique de olho em quais aplicativos podem ler e gravar quais tipos de dados (de permissões de aplicativos) para garantir que haja um aplicativo no qual tudo esteja fluindo.

Crédito: Divulgação/Health Connect
Crédito: Divulgação/Health Connect