A Baidu anunciou seu próprio chatbot para rivalizar com o ChatGPT da OpenAI nesta terça-feira (7). Um porta-voz da Baidu disse à CNN que seu chatbot de inteligência artificial chamado "ERNIE Bot" (ou "Wenxin Yiyan" em chinês), será lançado em março deste ano. Ao mesmo tempo, a Microsoft chegou a anunciar a inclusão do ChatGPT dendro do Bing, seu sistema de pesquisas na internet, incluindo também a tecnologia em seu navegador Edge.

ERNIE Bot: rival do ChatGPT

ERNIE Bot da Baidu chega para concorrer com o ChatGPT da Microsoft. Fonte: simone.brunozzi
ERNIE Bot da Baidu chega para concorrer com o ChatGPT da Microsoft. Fonte: simone.brunozzi

O que é o ERNIE Bot?

O nome "ERNIE" significa "Enhanced Representation through Knowledge Integration". O ERNIE Bot é baseado em um modelo de linguagem que a Baidu desenvolveu pela primeira vez em 2019, segundo o porta-voz da empresa. Desde então, o projeto "ERNIE" evoluiu, permitindo que os usuários escrevessem poemas e artigos para gerar imagens automaticamente.

Agora, o projeto ERNIE conta com modelos de linguagem que são treinados com diversos dados online para gerar respostas convincentes ao que o usuário falar. Segundo o porta-voz da Baidu "os pesquisadores estão 'trabalhando continuamente' para atualizar a tecnologia para permitir que ela aprenda várias tarefas como os humanos".

Lançamento e disponibilidade

De acordo com o porta-voz da Baidu, o chatbot ERNIE Bot será lançado em março de 2023. Porém, infelizmente ainda não há uma data exata ou maiores detalhes a respeito da tecnologia que vem para concorrer com o ChatGPT da Microsoft e o Bard do Google.

O que está achando dessa corrida de chatbots e inteligência artificial (IA)? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!