A Amazon está lançando as chaves de acesso (passkeys) para substituir as senhas em seu site. Entretanto, Carly Página, do site TechCrunch, relata que é provável que você ainda tenha que manter sua senha por mais algum tempo. Ao que parece, o novo recurso ainda está nas fases iniciais de desenvolvimento e amadurecimento, mas é evidente que deve se tornar uma opçã mais segura contra ataques e invasores.

Amazon passa a oferecer o uso de passkeys em seu site

A opção de configurar a chave de acesso já está disponível no site da Amazon no Brasil, permitindo que você realize login através de impressão digital, detecção facial ou código PIN, que é uma senha armazenada localmente (fora do acesso à internet), sendo imune a ataques online.

Página de configuração das chaves de acesso (passkeys) no site da Amazon Brasil. Fonte: Vitor Valeri
Página de configuração das chaves de acesso no site da Amazon Brasil. Fonte: Vitor Valeri

As chaves de acesso são um método de acesso que traz mais segurança ao usuário, pois evita ataques de phishing e invasão de contas através do acesso ao seu número de telefone de forma não autorizada combinado com a verificação por SMS. No início desta semana o WhatsApp anunciou a implementação deste mesmo recurso para seus usuários, conforme o Oficina da Net relatou.

O grande problema no caso das chaves de acesso da Amazon é que não há suporte para elas em aplicativos nativos da Amazon como, por exemplo, o Amazon Shopping ou o Amazon Prime Video. Ou seja, se você tentar realizar o login através de apps da Amazon em seu celular, será necessário utilizar a senha que foi configurada anteriormente. Caso a autenticação de dois fatores (2FA) esteja ativada, a Amazon ainda solicitará que o usuário insira o código de verificação.

No site, a Amazon diz:

Você ainda precisará verificar um código único após fazer login com a chave de acesso.

O porta-voz da Amazon, Adam Montgomery, disse ao site TechCrunch que a empresa está "nos estágios iniciais de adicionar suporte às chaves de acesso [Passkey] no site Amazon.com para oferecer aos clientes outra maneira segura de acessar suas contas."