O WhatsApp está adotando as chaves de acesso, que substituem as senhas por meio do uso de biometria (digital ou facial) e PIN. Chandraveer Mathur, do site Android Police, relata que a nova funcionalidade está sendo disponibilizada para todos na versão estável do WhatsApp para Android, conforme o perfil oficial do aplicativo diz em uma publicação no "X" (ex-Twitter).

WhatsApp adere passkeys e elimina necessidade de senhas

Chaves de acesso (passkeys) chegam ao WhatsApp, eliminando a necessidade de senhas. Fonte: Oficina da Net
Chaves de acesso chegam ao WhatsApp, eliminando a necessidade de senhas. Fonte: Oficina da Net

As chaves de acesso (passkeys) são um método de acesso que traz mais segurança ao usuário, pois evita ataques de phishing e invasão de contas através do acesso ao seu número de telefone de forma não autorizada combinado com a verificação por SMS. Em maio deste ano, o Google chegou a implementar este mesmo recurso para seus usuários, conforme o Oficina da Net relatou.

Como as passkeys irão funcionar?

Ao ativar as chaves de acesso no WhatsApp, elas serão solicitadas sempre que você fizer login ou realizar ações que envolvam dados confidenciais na conta como, por exemplo, acessar o backup criptografado das mensagens.

As chaves de acesso (passkeys) evitam que um invasor utilize códigos escritos, que geralmente são obtidos através de dados compartilhados acidentalmente ou informações roubadas. Essa forma de acesso é mais segura do que a maioria dos métodos de autenticação de dois etapas (2FA/MFA).

O que será utilizado como chave de acesso?

O WhatsApp irá permitir que o usuário utilize a biometria com rosto e impressão digital, além do código PIN, que é uma senha armazenada localmente (fora do acesso à internet), sendo imune a ataques online.