Neste ano, foi introduzido o suporte para passkeys, uma forma mais simples e segura de fazer login em contas online. A partir de hoje, as passkeys serão oferecidas como opção padrão para contas pessoais do Google.

Google Passkeys, adeus senhas

Ao fazer login em suas contas no futuro, os usuários verão prompts para criar e usar passkeys, o que tornará seus logins mais simples. Além disso, a opção de "Pular senha sempre que possível" será ativada nas configurações das contas do Google.

Ao logar no Gmail, você será alertado
Ao logar no Gmail, você será alertado

O que você precisa saber:

  • Agora, os passkeys são a opção padrão para contas pessoais do Google
  • Os passkeys são mais simples e seguros do que as senhas tradicionais

Como usar o passkeys?

Para usar os passkeys, basta usar uma impressão digital, reconhecimento facial ou um PIN para desbloquear o seu dispositivo. Eles são 40% mais rápidos do que as senhas tradicionais e utilizam uma criptografia mais segura. O Google vai manter as senhas disponíveis como opção. As pessoas também poderão desativar os passkeys ao desativar a opção Pular senha sempre que possível.

Uma das vantagens imediatas dos passkeys é que eles evitam a necessidade de lembrar números e caracteres especiais das senhas. Além disso, eles são resistentes a phishing.

Para habilitar agora a passkeys na sua conta Google acesse o link: myaccount.google.com/safer.

Passkeys em mais lugares

Desde o lançamento, as pessoas têm usado passkeys em seus aplicativos favoritos, como YouTube, Search e Maps. Recentemente, Uber e eBay habilitaram os passkeys, dando às pessoas a opção de abandonar as senhas ao fazer login em suas plataformas. Em breve, também será possível usar passkeys no WhatsApp.

Benefícios em não usar senhas

A eliminação das senhas tradicionais em favor das passkeys ou métodos de autenticação alternativos traz uma série de benefícios significativos para os usuários e a segurança online em geral:

  1. Segurança Aprimorada: Passkeys, impressões digitais e reconhecimento facial são métodos de autenticação mais seguros do que senhas tradicionais. As passkeys são especialmente resistentes a ataques de phishing e força bruta, reduzindo o risco de invasões de contas.

  2. Conveniência: Uma das maiores frustrações para os usuários é a necessidade de lembrar senhas complexas. Com passkeys, essa preocupação desaparece. Você pode usar sua impressão digital, reconhecimento facial ou um PIN para acessar sua conta, tornando o processo mais simples e rápido.

  3. Resposta ao Phishing: Como as passkeys não são vulneráveis a ataques de phishing, os usuários estão menos sujeitos a fraudes online, o que ajuda a proteger suas informações pessoais e financeiras.
  4. Rapidez e Eficiência: As passkeys são mais rápidas de usar em comparação com senhas tradicionais, economizando tempo em cada login. Isso é especialmente benéfico em aplicativos e serviços usados com frequência.

  5. Integração de Dispositivos: A autenticação por meio de impressão digital e reconhecimento facial está integrada em muitos dispositivos modernos, como smartphones e laptops. Isso simplifica ainda mais o uso de passkeys, pois a autenticação é realizada no próprio dispositivo.