A Xiaomi lançou o Mi 11 Pro e o Mi 11 Ultra em março de 2021. Os smartphones contavam com os maiores sensores CMOS já vistos. Mas no evento de lançamento, algo chamou ainda mais a atenção do público: A tela secundária na parte traseira do Mi 11 Ultra.

Embora o display traseiro do Mi 11 Ultra não seja o primeiro do gênero, ele é o primeiro carro-chefe de uma marca mainstream com tal característica. Como o nome sugere, o Mi 11 Ultra é o rei da família principal da Xiaomi.

Além disso, o aparelho conta com um SoC Qualcomm Snapdragon 888, bateria maciça, recursos impressionantes e uma excelente configuração de câmera. Mas vamos ao que interessa: Por que o Mi 11 Ultra da Xiaomi tem uma tela na parte de trás?

Especificações da tela traseira e da câmera do Xiaomi Mi 11 Ultra

A pequena tela traseira de formato largo tem de 1,1 polegadas e resolução de apenas 126 x 294, e fica ao lado do módulo de câmera na parte traseira. Isso parece insignificante, mas é o suficiente para dar uma ideia de como sua imagem está ao tirar uma selfie.

O resto da engrenagem da câmera é impressionante. A lente grande angular principal tem 50 megapixels, f/1.95 com o mais recente sensor high-end da Samsung. Esse chip, chamado ISOCELL GN2, emprega uma tecnologia de pixels divididas tipicamente encontrada em câmeras mirrorless e DSLRs mais avançadas.

Imagem: Divulgação Xiaomi.
Imagem: Divulgação Xiaomi.

Como cada pixel é dividido, eles recebem luz de ângulos sutilmente diferentes. A câmera pode usar esses dados de posição para se concentrar rapidamente em objetos no campo de visão da câmera, a fim de tornar o Xiaomi Mi 11 Ultra bem equipado para capturar fotos impressionantes. Esse sensor também é relativamente grande, o que significa que os pixels em si são maiores, tornando-os melhores em capturar a luz.

Além da lente principal, o Mi 11 Ultra também ostenta uma câmera super wide, de 48 megapixels e uma lente de zoom óptico de 5x, que pode chegar até 120X se você não se importa de trazer "zoom digital" para a mistura. Todas as três câmeras traseiras também prometem vídeo 8K, que é bacana, mas impraticável no momento.

Há uma câmera frontal, é claro, para bate-papos por vídeo. É uma câmera bastante padrão de 20 megapixels que está localizada em um pequeno buraco no display principal.

O resto das especificações Xiaomi Mi 11 Ultra

O aparelho tem especificações extremamente top de linha. Sua tela principal auto-curvo AMOLED de 6,81 polegadas oferece uma resolução de 3.200 x 1.440 e uma taxa de atualização de 120 Hz para jogos suaves e rolagem. A taxa de amostragem de toque se atualiza a 480 Hz, o que significa que reconhecerá a presença e os movimentos do seu dedo com muita precisão e capacidade de resposta.

O processador Snapdragon 888 da Qualcomm lida com as tarefas de computação com ajuda de 12 GB de RAM. A bateria de 5.000mAh carrega rápido em 67X, e também permite carregamento sem fio reverso de até 10W. E se o dispositivo do seu amigo ficar sem bateria, você pode oferecer-lhes um pouco da sua carga, simplesmente colocando seus smartphones juntos, um de costas para o outro.

Por que o Mi 11 Ultra da Xiaomi tem uma tela na parte de trás?

Primeiramente, a Xiaomi trouxe este painel para expandir o uso da configuração da câmera traseira. Por exemplo, você pode usá-lo como visor enquanto captura selfies com a câmera principal. Os usuários podem também verificar na pequena tela suas chamadas e notificações recebidas e estado da bateria.

O display traseiro pode mostrar o relógio, uma etiqueta de texto personalizada ou uma imagem - e sua exibição de informações secundárias exibe o status da bateria ou uma luz de notificação (sem informações reais de notificação).

Ao usar a câmera, o display traseiro também pode ser habilitado para atuar como uma tela de visualização, que permite fotos de selfie de alta qualidade usando as câmeras principais. No entanto, o visor 4:3 realmente se torna muito pequeno para um assunto que está muito longe, pois é difícil ver o que está na tela.

Apesar da técnica ser um pouco difícil, as selfies capturadas vão superar qualquer outra selfie tirada com qualquer outro telefone. O efeito de profundidade é mais realista com as câmeras traseiras, e as cores são mais brilhantes.

No geral, o display traseiro é útil para se ver ao usar a câmera principal eou para ou quando você toca duas vezes na tela traseira para ver a hora, nível de bateria ou se o celular tem notificações.