As fontes padrão que vêm pré-instaladas no Windows 10 são boas, mas comuns. Embora você possa se contentar com Arial, Calibri, Times New Roman ou Verdana, saiba que você pode baixar outras fontes. Além disso, vamos mostrar como ver quais fontes estão disponíveis, como elas aparecerão e como obter novas. Se você estiver usando o Windows 10, a Microsoft oferece algumas ferramentas que podem ajudar. 

Com a ferramenta de fontes padrão no painel de controle, você pode ver quais fontes estão instaladas e exibir e imprimir uma visualização de cada uma delas.

Com a atualização do Windows 10 de abril de 2018 ou superior, você pode realizar outros truques através da tela Fontes em Configurações. Veja como cada fonte aparece sem precisar visualizá-la, desinstale fontes que você não precisa e baixe mais fontes da Microsoft. A Atualização do Windows 10 de maio de 2019, por sua vez, adiciona a opção de instalar uma fonte arrastando-a e soltando-a.

Para verificar qual a versão do seu Windows, acesse Configurações > Sistema > Sobre. Percorra a tela Sobre. Se a versão do Windows diz 1903, você tem a atualização de maio. 

Caso contrário, volte ao início das Configurações e clique em Atualização e segurança. Se o seu PC estiver pronto e compatível, você verá uma atualização chamada "Atualização de recursos para o Windows 10, versão 1903", que pode ser instalada.

Ver fontes instaladas

Abra o Painel de Controle (digite Painel de Controle no campo de busca e selecione-o nos resultados). Com o Painel de Controle aberto, vá em Aparência e Personalização e clique no ícone Fontes. O Windows exibirá todas as fontes instaladas.

Visualizar fontes

Selecione uma fonte individual específica (qualquer fonte representada por uma única página) e, em seguida, clique em Visualizar, ou clique duas vezes na fonte. (Você também pode clicar com o botão direito do mouse na fonte e selecionar Visualizar.)

O Visualizador de Fontes mostra a aparência da fonte em tamanhos variados. Você pode imprimir o conteúdo na janela do visualizador de fontes se precisar de uma cópia impressa dessa fonte.

Visualizar famílias de fontes

Se a fonte for uma família (qualquer fonte representada por várias páginas), clicar duas vezes abrirá uma página exibindo cada membro da família. Você pode, então, visualizar cada fonte individual. Se você selecionar "Visualizar" para ver uma família de fontes, e vários visualizadores se abrirão exibindo a fonte com atributos diferentes, como negrito, itálico e negrito itálico.

Para famílias de fontes que exigem mais do que algumas telas de visualizador, o Windows primeiro pergunta se você deseja abrí-las todas. Você então tem que fechar cada janela de visualização individual.

Escondendo Fontes

Você pode ocultar uma fonte que não deseja ver ou usar quando trabalha com determinados programas e aplicativos. No entanto, esse truque não funciona no tabuleiro. Ocultar fontes na tela Fontes as torna invisíveis para determinados aplicativos internos, como o WordPad e o Bloco de Notas.

Aplicativos como o Microsoft Office geram seus próprios menus de fontes, portanto, ocultar as fontes por meio do Painel de controle não afeta os mesmos. Para ocultar uma fonte, clique com o botão direito nela e selecione "Ocultar" no menu pop-up.


Você também pode ocultar automaticamente todas as fontes que não foram projetadas para suas configurações de idioma. Para fazer isso, clique no link para configurações de fonte na barra lateral esquerda. Na janela "Configurações de fonte", marque a caixa para Ocultar fontes com base nas configurações de idioma. Clique "OK".

Desinstalar fontes

Você pode desinstalar certas fontes se tiver certeza de que nunca as usará. No entanto, isso não funciona para todas as fontes. Você não pode excluir fontes embutidas no Windows porque estão protegidas. Se você tentar remover essa fonte, o Windows irá pará-lo. 
Você pode excluir fontes desprotegidas, incluindo aquelas adicionadas por programas como o Microsoft Office e o Adobe Creative Suite. Para excluir uma fonte desprotegida, clique com o botão direito nela e selecione "Excluir" no menu pop-up.

Fazer backup de fontes

Antes de excluir uma fonte, você pode fazer o backup para no caso de precisar dela no futuro. Para fazer isso, crie uma pasta de backup. Clique com o botão direito do mouse na fonte (ou na família de fontes) e selecione Copiar. Cole a fonte na sua pasta de backup. Agora você pode excluir a fonte.

Reinstalar fontes

Se você precisar da fonte novamente, clique nela com o botão direito do mouse na pasta de backup e selecione Instalar. 

Ferramenta de Fontes

Com a atualização do Windows 10 de abril de 2018 em vigor, você pode preferir usar a ferramenta Fontes em Configurações. Abra Configurações > Personalização > Fontes. O Windows exibe todas as suas fontes já no modo de visualização.

Exibir detalhes da fonte

Para ver mais detalhes sobre uma fonte específica, clique nela. O Windows exibe a fonte com vários atributos. Você pode mover o controle deslizante para a esquerda ou para a direita para ver a fonte em tamanhos diferentes.

Visualização personalizada

Você também pode digitar uma palavra ou frase específica na janela da fonte de visualização para ver como fica.

Desinstalar Fonte

Você também pode remover uma fonte desprotegida daqui. Clique no botão "Desinstalar". O Windows pede para você confirmar se deseja desinstalar a fonte permanentemente. Clique em desinstalar. Novamente, você pode copiar a fonte para uma pasta de backup através do Painel de controle antes de removê-la.

Adicionar fontes

Você pode adicionar mais fontes ao Windows. Na tela principal Fontes, clique no link para Obter mais fontes na Microsoft Store.

Encontre uma nova fonte

A Microsoft Store exibe todas as fontes disponíveis. A maioria das fontes é grátis; alguns custam uma pequena taxa. Selecione a fonte que você deseja adicionar.
Na janela da fonte, clique no botão "Obter" para fazer o download e instalá-lo.

Lançar nova fonte

Clique no botão "Gerenciar" para ver a fonte instalada.

Ver nova fonte

A ferramenta Fonte é aberta. Role a tela para baixo para ver a fonte que você acabou de instalar.

Arrastar e soltar uma fonte

Finalmente, com a Atualização do Windows 10 de maio de 2019, você pode instalar uma fonte arrastando-a e soltando-a. Isso pode ser útil se você fez backup e excluiu uma fonte desprotegida e agora deseja reinstalá-la. Você também pode usar o recurso de arrastar e soltar para instalar uma fonte baixada da Web. Muitos sites oferecem fontes, gratuitas e pagas.

Para instalar uma fonte usando arrastar e soltar, abra o Gerenciador de arquivos e procure o arquivo TrueType (TTF). Arraste o arquivo para o painel na tela "Fontes" em "Arrastar e soltar" para instalar. Solte a fonte quando você ver o ícone "Copiar", e ele deverá estar instalado.