Gerente da Microsoft confirma o fim do recurso Sets no Windows 10

O recurso Sets (conjuntos) será descontinuado do Windows 10. Confira todas as funções da ferramenta da Microsoft e qual é o motivo desse encerramento do recurso.

O Windows 10 deveria receber o recurso Sets (Conjuntos, em livre tradução), que agrupava os dados de aplicativos, sites e outras informações por meio de guias, semelhantes a navegadores. Mas, segundo o site ZDNet, a Microsoft matou silenciosamente o Sets e não tem planos de utilizá-lo. Isso porque o recurso "não foi bem recebido". A equipe ainda deseja introduzir guias no  Windows Console, de acordo com as fontes, mas não vai usar o Sets como base.

No meio do ano passado, a Microsoft removeu o Sets das versões do Windows 10 Insider (para testadores), prometendo que o recurso retornaria em uma versão futura. Mas um tweet do gerente sênior do programa, Rich Turner, sugere que o Sets não deve mais existir.

Microsoft encerra o recurso Sets no Windows 10

Recurso Sets - Windows 10
Recurso Sets - Windows 10

No final de semana, Rich Turner, gerente sênior de programas do Windows Console, confirmou a morte do Sets.

A decisão de lançar o Edge baseado no Chromium ajudou a Microsoft a tomar a decisão, segundo as fontes. A quantidade de trabalho necessária para integrar o navegador reformulado em Sets exigiria que a Microsoft atrasasse o lançamento do Edge, ou o deixasse sem o suporte para o Sets por meses.

Não é incomum que os desenvolvedores de software extinguem ou modifiquem recursos quando eles não funcionam como o esperado. Mas não é frequente que recursos que não deram certo demorem tanto tempo para serem finalizados.

A Microsoft divulgou o Sets para o público no final de 2017, e deixou o recurso ser testado pelos usuários do Windows Insiders em meados de 2018. E em todo esse tempo, os usuários ficaram se perguntando sobre o destino do recurso. 

Embora você provavelmente não encontrará muitas pessoas lamentando o fim do Sets, é uma gafe rara para uma empresa como a Microsoft, que tem um bom histórico de entrega de atualizações de software prometidas.

Escolhas do editor
Priscilla Kinast

Redatora |

Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica.

Comentários
Minha foto
Insira um comentário