O novo Edge, baseado no mecanismo de código aberto Chromium, foi lançado na última segunda-feira (8), quatro meses após o anúncio da Microsoft. A empresa havia informado na ocasião que estava desistindo do mecanismo EdgeHTML e que estava trabalhando neste novo navegador nos últimos quatro anos. Mas, o que podemos esperar do novo nagevador Edge, baseado no Chromium?

Conheça os recursos do novo navegador Edge Chromium

Quando a Microsoft anunciou que pararia de trabalhar no EdgeHTML e mudaria o navegador Edge para o Chromium, muitos usuários ficaram em dúvida.

As novas versões do Edge lançadas nesta semana são precoces e focadas em fundamentos, portanto, nem todos os recursos necessários estão disponíveis ainda. Dentre esses recursos podemos citar o suporte a idiomas e mudanças na interface do usuário.

As compilações não foram otimizadas para os recursos prometidos, como rolagem suave, suporte a PDF e varredura ainda não ativados. Neste momento, o Edge baseado no Chromium parece muito com o Chrome, exceto pelos feeds de notícias do MSN incorporados.

As compilações de teste de hoje destinam-se a desenvolvedores da Web e "entusiastas", não à usuários comuns. Em algum momento a Microsoft deverá adicionar mais recursos e funcionalidades de interesse para o público profissional de TI, às versões de teste do Edge Chromium, e introduzir um canal "Beta" na ocasião.

Qualquer pessoa que baixe a versão de teste de hoje que tenha instalado alguma das versões de Edge baseadas no Chromium que vazaram recentemente são aconselhadas a desinstalar primeiro as compilações vazadas, antes de testar a versão oficial da Microsoft.

Mesmo que a versão Edge baseada no Chromium tenha funcionado bem no Windows 7, a Microsoft ainda não lançou oficialmente o novo Edge para Windows 7. Portanto, se você quer testar esse novo navegador, antes atualize para o Windows 10.

Qualquer pessoa que use o Microsoft Edge atual (com base no EdgeHTML, não no Chromium) pode continuar usando o navegador Edge existente; A Microsoft não disse quando a empresa planeja encerrar a antiga versão do Edge. E os usuários do Edge no iOS e Android não serão afetados, já que esses aplicativos de navegador do Edge já usam os mecanismos de renderização WebKit e Blink, vinculados a essas plataformas do sistema operacional, não EdgeHTML.

Benefícios do Edge Chromium

Em primeiro lugar, sendo o navegador nativo do Windows 10, tem melhor integração e suporte. Agora, quando se torna o híbrido entre dois mundos, sua lista de recursos aumentou.

  • Este novo Edge estaria disponível para download em várias plataformas, assim como o Chome. Então, se a Microsoft substituir o Edge atual por essa nova versão, não será apenas mais um software que você não pode desinstalar do Windows. Além disso, pode não ser distribuído via Microsft Store, uma vez que é baseado no Win32, e não na plataforma UWP da empresa.
  • Você pode baixar e instalar extensões, tanto da loja da Microsft quanto da loja do Chrome. Você só precisa fornecer o consentimento para permitir que o Edge instale extensões de lojas de terceiros e, por exemplo, a Chrome Web Store.
  • Você pode personalizar a aparência do navegador com vários temas disponíveis na Chrome Web Store. Basta autorizar que o Edge instale temas de lojas de terceiros, como a Chrome Webstore.
  • Se você já é um usuário do Chrome, a transição seria perfeita. Você pode acessar seus favoritos e histórico do Google Chrome, fazendo login em uma conta do Google específica. (No momento, você só pode sincronizar com sua conta da Microsoft.)
  • O conjunto de aplicativos e serviços do Google, como o Drive, o Youtube, o Gmail, o Docs, entre outros, deve funcionar da mesma forma que no Chrome. O Chromium também tem melhor compatibilidade com os padrões da web.
  • O Edge (baseado no Chromium) apresentou um desempenho geral melhor e mais rápido em nos testes de benchmark.
  • O Edge estaria trazendo recursos como aumentar o zoom, reduzir o consumo de energia, melhorar PDFs, melhorar a duração da bateria, rolagem suave, edição, layout, ferramentas de desenvolvimento e autenticação da Web também.
  • Aparentemente, a Microsoft pretende trazer suporte ao ARM para este navegador.

Anteriormente, a Microsoft havia alegado que suas versões anteriores de não-Chromium bloqueavam 18% mais sites de phishing do que o Google Chrome.

Serviços e funcionalidades do Chromium que ainda não estão no Edge

Ainda assim, você encontrará alguns recursos e serviços ausentes no novo Edge. A Microsoft não trouxe os seguintes serviços do Chrome ao novo Edge:

Alguns dos problemas e erros conhecidos são:

  • A sincronização está limitada às contas da Microsoft. Assim, você não poderá fazer login e sincronizar usando todas as suas contas.
  • Mesmo se você sincronizar, somente os marcadores ou favoritos serão transferidos. O restante dos itens, como histórico, senha e dados de preenchimento de formulário, seriam sincronizados posteriormente.
  • Você não pode sincronizar a versão chromium do Edge e a versão antiga do Edge.
  • A transmissão de mídia não está funcionando, mas isso deve ser corrigido com atualizações subsequentes.
  • O corretor ortográfico interno não está funcionando ainda.
  • Uma vez que é para os desenvolvedores e está em estágio inicial, mais bugs e problemas podem surgir. Portanto, a Microsoft pede seu feedback, para poder fazer em breve o lançamento público de uma versão estável.

A Microsoft poderia lentamente e eventualmente eliminar seus mecanismos de renderização EdgeHTML e Chakra, para substituí-los pelo V8 JavaScript e Blink do Chromium. Mas não seria viável fazer isso agora.

Como instalar o novo Edge Chromium?

Instalar o novo navegador Edge é bastante simples. Acesse o site de downloads da Microsoft e escolha um canal.

Escolha o Dev Channel para uma opção mais estável ou o Canary para acessar em primeira mão os novos recursos, porém, provavelmente novos bugs.

Edge Chromium
Edge Chromium

Depois de instalado, você será solicitado a escolher um novo estilo de página de guia. Isso é semelhante às novas opções de artigos no Edge tradicional e, se você não quiser ser bombardeado com notícias do MSN ou imagens extravagantes, escolha a opção focada.

Microsoft Edge
Microsoft Edge

Como deixar o Edge Chromium em português

Primeiramente, deixe o navegador no idioma português-BR. Ele é instalado em inglês, e sua navegação será mais fácil em português.

1. Para isso, acesse as configurações clicando nos três pontinhos do canto superior direito, e depois em Settings.

Como configurar o Edge Chromium
Como configurar o Edge Chromium

2. Na página de configurações, vá em Languages e clique na caixa Add Languages.

Add Languages
Add Languages

3. Agora, pesquise pelo idioma português Brasil.

Edge Chromium em Português
Edge Chromium em Português

4. Após isso, escolha o português como idioma principal clicando nos três pontinhos ao lado do idioma português e escolhendo a opção Move to the top.

Microsoft Edge Chromium em Português
Microsoft Edge Chromium em Português

5. Após isso, feche e abra novamente o navegador. Pronto, o navegador já está em português do Brasil.

No mais, você mesmo pode desbravar todos os recursos do navegador em configurações (Settings), Aparência (Appearance), entre outras seções.