A versão Microsoft Store do Subsistema do Windows para Linux (Windows Subsystem for Linux ou WSL) foi lançada no Windows 10 e no Windows 11. Com isso, Microsoft diz que deixou de fornecer o WSL como algo opcional do sistema operacional.

Embora a versão opcional do WSL para o Windows ofereça a mesma experiência da versão Microsoft Store, essa mudança irá fazer com que as atualizações e manutenções aconteçam de forma mais rápida, não necessitando que o usuário espere por alguma atualização do sistema operacional do Windows.

Windows Subsystem for Linux (WSL) é lançado na Microsoft Store

Microsoft disponibiliza o Windows Subsystem for Linux (WSL) na Microsoft Store. Fonte: Vitor Valeri
Microsoft disponibiliza o Windows Subsystem for Linux (WSL) na Microsoft Store. Fonte: Vitor Valeri

Além de mudar a forma como é disponibilizado o WSL, a Microsoft diz que agora os usuários do Windows 10 poderão utilizar aplicativos Linux GUI. O gerente de programa da plataforma de desenvolvimento do Windows, Craig Loewen, diz:

Hoje, o subsistema Windows para Linux (WSL) na Microsoft Store está abandonando seu rótulo de 'pré-visualização' e se torna disponível em geral com nosso último lançamento.

Também estamos tornando a versão Store do WSL o padrão para novos usuários que executam wsl --install e facilmente atualizáveis executando wsl --update para usuários existentes.

Em resposta aos pedidos da comunidade WSL, o WSL in the Store agora também estará disponível no Windows 10, além do Windows 11. Portanto, os usuários do Windows 10 também poderão aproveitar todos os recursos mais recentes do WSL, incluindo systemd e Linux Suporte de aplicativo GUI!

Observação: Você pode encontrar orientações detalhadas sobre como instalar e iniciar aplicativos Linux GUI na página oficial do WSLg GitHub.

Geralmente, a versão atualizada do WSL é lançada junto com o Patch Tuesday (atualização do mês) para Windows 10 (21H1, 21H2, 22H2). Agora os usuários poderão atualizar o Subsistema do Windows para Linux através da Microsoft Store.