Anteontem, a Microsoft anunciou a liberação de uma versão beta do Windows 10 que possui uma integração com o sistema operacional Linux, através da arquitetura WSL 2 (Subsistema do Windows para Linux 2). A versão exata da atualização que possui essa nova possibilidade é a Preview Build 18917 (20H1) e segundo os desenvolvedores, os usuários terão um desempenho melhor e compatibilidade com produtos do SO Linux.

A atualização do sistema operacional Windows 10 que possui o Kernel do Linux é possível de ser adquirida somente pelos usuários do programa Insiders, um grupo de pessoas que testam as versões beta do Windows. A nova arquitetura está em sua segunda geração, utiliza-se de um kernel do próprio Linux. Ela sozinha já consegue rodar algumas versões em uma máquina virtual ou permitir a instalação direta no Windows, que é o que ocorre com o Ubuntu, Debian e OpenSUSE que já estão presentes na loja Microsoft Store.

Linux no Windows 10
Linux no Windows 10

O objetivo de se ter essa compatibilidade entre Windows e Linux não é para permitir o acesso do usuário comum ao sistema operacional e sim para os desenvolvedores terem uma maior facilidade para programar para Linux sem instalar o SO de forma limpa em uma partição separada no HDD ou SSD.

Esta funcionalidade será entregue na versão final e estável do Windows 10 somente no ano que vem.