O bug do Windows 10 pode corromper o disco rígido de sistema apenas abrindo uma pasta. A Microsoft segue trabalhando para corrigir esse bug do Windows 10 que já existe há três anos.

O Windows 10 tem um bug que pode ser facilmente acionado. Esse bug do Windows 10, descoberto pela primeira vez pelo pesquisador de segurança Jonas L, pode estar escondido dentro de um arquivo ZIP, em uma pasta ou até mesmo em um atalho do Windows. Se o arquivo ZIP for extraído ou uma pasta infectada for aberta, o bug é ativado e corrompe o disco rígido.

De acordo com o analista de vulnerabilidades Will Dormann, essa corrupção do sistema de arquivos NTFS existe desde a atualização do Windows 10 1803, lançada em 2018. Então, já se passaram três anos desde que esse bug foi identificado a primeira vez no Windows 10.

Dormann também listou outras maneiras do bug ser ativado e isso inclui abrir um arquivo ISO, VHD ou VHDX ou abrir um arquivo HTML. O bug também é ativado simplesmente colando a string na barra de endereço de um navegador, o que é altamente perigoso, pois não requer permissões de administrador para ativá-lo.

A Microsoft reconheceu o problema e está trabalhando em uma correção para o mesmo (3 anos, Microsoft, 3 anos!!!). A Microsoft disse: "Estamos cientes desse problema e forneceremos uma atualização em uma versão futura. O uso desta técnica depende da engenharia social e, como sempre, incentivamos nossos clientes a praticar bons hábitos de computação online, incluindo o cuidado ao abrir arquivos desconhecidos ou aceitar transferências de arquivos."

De acordo com um relatório da Bleeping Computer, os usuários afetados do Windows 10 devem reiniciar o PC para reparar os registros corrompidos do disco. No entanto, isso pode não funcionar para todos os usuários. O relatório acrescentou que esta vulnerabilidade pode ser acionada por contas de usuário padrão e com baixo privilégio no Windows 10.