A Microsoft está desenvolvendo um aplicativo universal (para Windows e Mac) que irá substituir os apps E-mail e Calendar (calendario). O software é baseado na plataforma web do Outlook já disponível ao acessar através de navegadores como Chrome e Firefox. Este trabalho faz parte do Project Monarch que tem como objetivo final o "One Outlook", unificando os usuários do PC, Mac e plataforma web em uma única interface.

A intenção da Microsoft com esta proposta de unificação é oferecer tecnologias da web para um aplicativo desenvolvido para utilização em desktops e notebooks. Além disso, o novo app terá um peso muito menor e será acessível para uma grande variedade de usuários com diferentes configurações de computador seja um consumidor gratuito ou cliente comercial.

Nova proposta da Microsoft para unificar todos os clientes do Outlook. Fonte: windowscentral
Nova proposta da Microsoft para unificar todos os clientes do Outlook. Fonte: windowscentral

O novo app do Outlook que está sendo desenvolvido pela Microsoft será integrado com o sistema operacional com suporte para armazenamento offline, notificações, compartilhamento e mais.

Disponibilidade e lançamento

A Microsoft pretende até o final deste ano disponibilizar um preview de seu aplicativo e tem planos para substituir o Mail & Calendar no Windows 10 em 2022. Além disso, a empresa pretende substituir o Outlook Win32, porém é algo que parece estar muito longe e será um processo gradual.

Para quem estiver curioso sobre como será a experiência no novo app de e-mail e calendário, basta acessar a versão web do Outlook por meio de algum navegador. Evidentemente isto não fornecerá de fato todas as integrações que a Microsoft planeja implementar para o aplicativo do projeto Monarch, mas poderá dar uma ideia legal sobre o que está por vir.

O que achou das novidades? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!