No início de dezembro a Microsoft e Intel disponibilizaram novas atualizações para o Windows 10. Com estes updates foram realizadas diversas correções, entretanto, infelizmente, trouxe um sério problema de desempenho para alguns usuários onde o processador fica com um alto uso mesmo em tarefas normais, além de causar quedas de FPS nos jogos.

Houve o relato sobre o pico no uso da CPU após o lançamento das atualizações deste mês, incluindo o update do Windows e do Intel Driver & Software Assistant (DSA). Este problema poderá ser resolvido em alguns casos através da desinstalação da atualização KB4592438 do Windows 10. Entretanto há outro bug causado pelo DSA da Intel.

De acordo com os usuários do Reddit, seus PC estão sofrendo com um uso extremamente alto advindo do "DSAService".

O processo "DSAService" está presente na ferramenta de atualização da Intel para Windows 10 e é executado em segundo plano com frequência, causando o uso excessivo do processador para algumas pessoas.

Um usuário no Reddit diz:

"Eu estava louco com isso. Alto uso de CPU e disco ... Eu não conseguia nem ver streamings e vídeos. Eu desinstalei aquele programa."

Alto uso da CPU. Fonte: Reddit
Alto uso da CPU. Fonte: Reddit

O bug causado pela atualização do DSAService (DSAService.exe) gera picos de uso no processador entre 50% e 100%, além de gerar quedas de FPS. Entretanto, há a chance de que o DSA da Intel tenha algum problema de compatibilidade com a versão mais recente do Windows 10.

Solução para o problema

De acordo com os usuários que estavam enfrentando o problema relatado acima, basta desinstalar o software da Intel ou a ultima atualização cumulativa instalada para resolver o problema. Após fazer isto, pause as atualizações automaticas temporariamente. Antes de realizar o procedimento, é recomendado que se faça o backup dos arquivos e crie um ponto de restauração.

Disponibilidade de correções

É provavel que tanto a Microsoft quanto a Intel já estejam cientes deste problema e em uma proxima atualização via Windows Update ou Intel DSA deverá solucionar o bug. Entretanto ainda não se sabe quando isto irá ocorrer e por hora, a solução está sendo a desinstalação como foi explicado acima.

Você está enfrentando este problema? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua experiência!