No decorrer dos últimos anos, a Microsoft pouco fez para o Windows 10 no quesito de grandes recursos ou mudanças, mas isso está prestes a mudar. Com o objetivo de concorrer com os novos MacBooks da Apple com chips M1 que receberam o novo macOS Big Sur, a Microsoft está agora empenhada em inovar seu sistema operacional, e podemos esperar que 2021 será um grande ano para o Windows 10, principal SO da empresa desde 2015.

No início de 2020, o diretor de produtos da Microsoft, Panos Panay, foi encarregado de acompanhar a experiência do usuário do Windows, e sob sua liderança a Microsoft anunciou um "reinvestimento" no Windows 10 para o próximo ano. A empresa não se pronunciou sobre o que exatamente estaria em desenvolvimento para reinvestir o sistema operacional, no entanto, o portal WindowsCentral afirma que a empresa tomou o ano em que estamos como base, e pretende lançar recursos de alto nível que realmente interessam aos usuários a fim de se manter forte no mercado.

Em 2021, a Microsoft tem planos de enviar uma emulação de aplicativo com arquitetura de 64 bits para o Windows 10 destinados a computadores com chips ARM. Isso indica que aplicativos do Android também estão a caminho da Microsoft Store no Windows 10. Depois, até o final de 2022, a empresa pretende lançar também a versão para 32 bits.

Windows 10X

O Windows 10X terá recursos inovadores.
O Windows 10X terá recursos inovadores.

O plano inicial é que a empresa disponibilize o Windows 10X já no início do ano, entre janeiro e junho de 2021. Essa será uma versão do sistema operacional moderna, refinada e leve que promete dar uma melhor performance a computadores e notebooks de médio e baixo nível, por exemplo.

O Windows 10X também deve chegar a laptops e tablets, sendo posicionado para enfrentar o Chrome OS do Google, oferecendo um sistema operacional de excelente segurança, desempenho e duração da bateria, e acrescida do diferencial que é a capacidade de executar aplicativos do Windows.

Infelizmente, parece que esse novo sistema operacional não poderá ser integrado a computadores já existentes, sendo assim instalados apenas em máquinas de chips ARM que acompanharão o Windows 10X. Mesmo assim, podemos esperar que no futuro, até mesmo os novos Macs possam rodar o sistema da Microsoft, já que a própria Apple deu sinal verde para isso.

Cloud PC

O Cloud PC permitirá que o usuário use aplicativos que não estão instalados em seu computador.
O Cloud PC permitirá que o usuário use aplicativos que não estão instalados em seu computador.

Um novo serviço também está nos planos da Microsoft para o Windows 10X, foi denominado Cloud PC, e este recurso permite que os usuários instalem aplicativos na nuvem para que possam ser transmitidos para qualquer dispositivo.

Na prática, se o usuário instalar um programa no seu PC Cloud, ele automaticamente vai aparecer no menu Iniciar do Windows, como se ele realmente estivesse instalado naquela máquina. Com a chegada desse recurso, computadores mais limitados em questão de armazenamento ou desempenho, conseguirão enfim executar aplicativos mais pesados sem que ele coloque em risco o desempenho do PC que executa o serviço.

Isso ajuda a entender como vai funcionar o acesso do usuário para aplicativos de 32 bits no Windows 10X, já que de início eles não estarão presentes no computador.

Vem 2021!

Um grande ano está por vir! Se a Microsoft conseguir colocar em prática tudo o que planeja até aqui, 2021 será um ano significativo para os usuários do Windows 10.

Esse será um grande passo para agradar os fãs que tanto pedem que a Microsoft invista em novos recursos e atualizações, talvez a maior investida de todos os tempos.