Recentemente a Microsoft começou a trazer novos recursos e melhorias para o Windows 10 fora das atualizações regulares agendadas. Normalmente a Microsoft adiciona novos recursos ou aprimoramento para seu sistema operacional através de atualizações cumulativas agendadas ou de recursos. Entretanto, estes tipos de atualização dificultam a implementação rápida de alguma melhoria ou correção de um bug descoberto, pensando nisso a empresa resolveu testar um novo método para solucionar este problema.

Para tentar resolver o problema da necessidade de atualizações rápidas, a Microsoft criou um novo método para fornecer melhoras de recursos e correções de bugs por meio dos "Pacotes de Experiência de Recursos do Windows". Em uma postagem no final de novembro, a Microsoft explicou que os Pacotes de Experiência serão utilizados para fornecer melhorias mais rapidamente, além de corrigir bugas para recursos autônomos desenvolvidos de forma independente do sistema operacional principal.

"Estamos testando um novo processo para fornecer novos aprimoramentos de recursos aos nossos clientes fora das principais atualizações de recursos do Windows 10. Por meio do Windows Feature Experience Pack , podemos aprimorar determinados recursos e experiências que agora são desenvolvidos independentemente do sistema operacional. Atualmente, apenas um número limitado de recursos está sendo desenvolvido dessa maneira, portanto, estamos começando com um escopo bem definido."

Segundo o site bleepingcomputer, as funcionalidades do Windows desenvolvidos de forma independente do sistema operacional principal que é possível atualizar através de pacotes de experiência de recursos são:

  • Menu iniciar do Windows 10
  • Windows Snipping Tool
  • Internet Explorer
  • XBOX integration
  • Windows Subsystem for Linux
  • Notepad
  • Paint
  • Outros recursos que são instalados por meio das configurações de Recursos opcionais.

Esta nova funcionalidade de atualização rápida está sendo testada primeiramente através do programa Windows Insiders no canal beta. Para receber esta atualização, o usuário deverá utilizar o Windows 10 20H2 build 19042.662 e executar uma "verificação de atualizações" na tela do Windows Update. O primeiro pacote de experiência será o 120.2212.1070.0, que possui melhorias para ferramentas de recorte e teclado touch.

Os benefícios das correções e aprimoramentos rápidos

Esta mudança que a Microsoft está implementando irá permitir que a empresa realize melhorias e correções com uma velocidade muito maior, deixando mais eficiente os grupos de desenvolvimento do Windows que gerenciam seus produtos.