Parece que a Microsoft quer trazer um novo visual para o Windows 10 no próximo ano, uma grande atualização do sistema operacional vem por aí, segundo fontes, trará uma atualização significativa do design da interface do usuário do Windows.

A Microsoft pretende mudar a interface do Windows 10, desde o menu Iniciar, passando pelo Centro de Ações e até mesmo o Explorador de Arquivos (tão mais fácil chamar de Explorer), com designs mais modernos e consistentes, melhores animações e novos recursos.

Windows 10 "Sun Valley" 2021

Este projeto de interface do usuário tem o codinome "Sun Valley" internamente e deve ser lançado como parte do lançamento "Cobalt" do Windows 10 agendado para o início de 2021.

A documentação interna descreve o projeto como "revigorante", modernizando a experiência de área de trabalho do Windows para acompanhar as expectativas do usuário em um mundo movido por outras plataformas modernas e leves.

O Windows 10 não muda faz tempo, anos pra ser sincero, com pouca ou nenhuma mudança em seu design ou conjunto de recursos. Muitas outras plataformas no mercado passaram por reformulações completas ou atualizações de interface do usuário nos últimos cinco anos e, embora o Windows 10 tenha passado por pequenas iterações de design com a introdução do Fluent Design, não vimos uma atualização significativa ou repensando sua interface do usuário.

O projeto "Sun Valley" parece estar nas mãos da equipe de Dispositivos e Experiências do Windows, liderada pelo Diretor de Produto, Panos Panay, que assumiu o comando dessa divisão em fevereiro. A Microsoft anunciou em maio que a empresa estaria "reinvestindo" no Windows 10 no período de 2021

O que podemos esperar?

Ainda é muito cedo para definir exatamente o que será atualizado com o Sun Valley, mas fontes disseram esperar um novo menu Iniciar e experiências da Central de Ações, provavelmente baseadas nas mesmas experiências encontradas no Windows 10X, mas feitas sob medida para desktop.

A Microsoft também está trabalhando em uma barra de tarefas atualizada construída com código moderno e em uma interface de usuário aprimorada para o Explorador de arquivos. Para usuários de tablet, disseram-me que melhores animações e uma "experiência mais fluida" estão disponíveis. Já sabemos que a Microsoft está redesenhando o teclado de toque e o seletor de emoji, uma vez que essas mudanças já estão ativas no Windows Insider Dev Channel.

Fontes também dizem esperar uma adoção mais ampla do WinUI em todo o Shell do Windows e em aplicativos embutidos, o que deve fornecer mudanças de design sutis, mas aprimoradas. Além disso, espera-se que mais áreas de IU herdadas recebam suporte ao modo escuro em um esforço para tornar a IU do Windows mais consistente ao usar o tema escuro do Windows 10.

Quando é a data de lançamento?

É importante enfatizar que a Microsoft pode cortar ou atrasar esses planos a qualquer momento entre agora e quando a atualização for lançada no próximo ano. É provável que alguns desses planos não cheguem ao produto final, já que essa é apenas a natureza do desenvolvimento do sistema operacional Windows e a razão pela qual a Microsoft não anuncia esses planos com antecedência. Mas, essas são as coisas que a Microsoft deseja oferecer aos clientes do Windows 10 no próximo ano.

A Microsoft espera ter a maior parte desse trabalho feito até o final do semestre de desenvolvimento do Cobalt, que termina em junho de 2021. A Microsoft irá então fazer um RTM, enviará para OEMs e começará a testá-lo no Canal Beta como uma versão designada.

Se a Microsoft for capaz de realizar seus planos com o Sun Valley, esta será a maior atualização da interface do usuário do Windows 10 que vimos até agora, vindo após três longos anos de Windows 10 em segundo plano. Panos Panay quer que as pessoas deixem de precisar do Windows e passem a amar o Windows , e uma interface moderna e atualizada, intuitiva e voltada para o design é um ótimo começo.