A Microsoft lançou uma nova atualização para todos em caráter opcional que corrige dois bugs que impedem os usuários do Windows 10 2003 de se conectarem à Internet.

Em julho, os usuários do Windows 10 viram a mensagem "Sem Internet" no Indicador de Status de Conectividade da Rede (NCSI), mesmo tendo plena certeza de que a internet estava funcionando.

Para a maioria dos usuários, o erro abaixo é mais irritante do que qualquer outra coisa, mas os aplicativos que utilizam as APIs do Windows para detectar o status da conexão com a Internet podem ter problemas.

Sem conexão com a internet, mesmo estando tudo funcionando adequadamente.
Sem conexão com a internet, mesmo estando tudo funcionando adequadamente.

Ao iniciar esses tipos de programas, os usuários podem receber erros "Conecte seu dispositivo à Internet", que impedem o funcionamento do aplicativo.

Além do problema do NCSI, os usuários do Windows 10 2004 com modems WWAN LTE não podiam se conectar à Internet, mesmo se o status do NCSI mostrasse que eles estavam conectados.

Devido a isso, a Microsoft suspendeu a compatibilidade das atualizações do Windows 10 2004 para dispositivos com modems WWAN LTE.

Problemas corrigidos na nova atualização do Windows 10 2004

Veja o log da nova atualização opcional do Windows 10 2004 KB4577063 lançada esta semana, a Microsoft corrigiu dois problemas, veja:

  • Resolve um problema que pode impedir que os aplicativos abram ou causar outros erros quando os aplicativos usam APIs do Windows para verificar a conectividade com a Internet e o ícone de rede exibe incorretamente "Sem acesso à Internet" na área de notificação. Esse problema ocorre se você usar uma política de grupo ou configuração de rede local para desativar a sondagem ativa do Indicador de status de conectividade de rede (NCSI). Isso também ocorre se a sondagem ativa falhar ao usar um proxy e as sondas passivas não conseguirem detectar a conectividade com a Internet.
  • Resolve um problema com certos modems WWAN LTE que podem não mostrar nenhuma conexão com a Internet na área de notificação após acordar do modo de suspensão ou hibernação. Além disso, esses modems podem não ser capazes de se conectar à Internet.

Agora que o problema do modem WWAN LTE foi corrigido, a suspensão de compatibilidade foi removida, com isso os usuários afetados ficaram impossibilitados de atualizarem a versão para o Windows 10 2004.

Digite Windows Update na busca para acessar rapidamente a janela correspondente.
Digite "Windows Update" na busca para acessar rapidamente a janela correspondente.

Para contornar isso, você precisará buscar a atualização KB4577063, dentro de Configurações > Atualização e Segurança > Windows Update.

Escolha Exibir Atualizações Opcionais.
Escolha Exibir Atualizações Opcionais.

Selecione a opção "Exibir atualizações opcionais", conforme mostrado acima.Quando a tela de atualizações opcionais for aberta, expanda a seção "Outras atualizações" e você verá a atualização KB4577063 disponível para instalação.

Escolha a atualização correspondente e em seguida clique no botão Baixar e Instalar.
Escolha a atualização correspondente e em seguida clique no botão Baixar e Instalar.

Depois de instalar esta atualização é necessário reiniciar o computador, você poderá acessar a Internet novamente sem que o problema com a internet retorne.

Se você optar por não instalar a atualização opcional KB4577063, essas correções serão incluídas nas atualizações cumulativas obrigatórias lançadas na próxima semana como parte das atualizações maiores de terça-feira dentro do patch de outubro de 2020.