O modo escuro no Windows 10 foi bem recebido em sua estreia, mas ao longo do tempo o recurso não agradou muitos usuários devido a sua inconsistência. Felizmente, uma atualização liberada pela Microsoft deixou a funcionalidade mais atrativa, corrigindo e melhorando diversos problemas.

De acordo com usuários do "Windows Insider", a build 20211 trouxe otimizações importantes para o modo escuro do Windows 10. A primeira (e mais evidente) mudança está nas cores do Windows Search, a barra do sistema, que agora realmente entrega um tom mais escuro, enquanto que nas versões públicas e estáveis ele oferece um fundo branco.

Barra de busca do Windows 10 agora está no modo escuro - Imagem: Windows Latest
Barra de pesquisa do Windows 10 agora está no modo escuro - Imagem: Windows Latest

No geral, são alterações sutis em alguns problemas que incomodavam os usuários mais atentos. Apesar dessa build trazer otimizações interessantes, ainda existem seções no Windows 10 que não estão rodando no modo escuro, como a janela de "Propriedades" e todas as janelas presentes no tradicional "Painel de Controle". De acordo com o pessoal do Windows Latest, essa inconsistência acontece por conta da dificuldade da Microsoft de modificar o contéudo em frameworks de interface antigos.

WinUI está chegando

Na mesma build 20211, os usuários notaram que a Microsoft começou a buscar formar de introduzir a WinUI, uma interface redesenhada para uniformizar o Windows 10 entre dispositivos mobile e desktop, mas sem apresentar a mesma agressividade do Windows 8, entregando alterações na disposição de botões e mudanças em elementos do sistema.

WinUI terá cantos arredondados - Imagem: Windows Lastest
WinUI terá cantos arredondados - Imagem: Windows Lastest

De qualquer forma, ainda não existem informações sobre a data de estreia dessa interface, mas parece que a Microsoft está longe de implementá-la no Windows Insider de maneira mais abrangente, dado que pouquíssimas alterações podem ser vistas nessa nova atualização.