Recentemente a Microsoft começou a disponibilizar uma nova atualização para a Xbox Game Bar (barra de jogo Xbox) no Windows 10. Nesta atualização os usuários ganharam uma implementação interessante que possibilita monitorar os recursos do computador (RAM, CPU, GPU, SSD/HD) e o quanto cada aplicativo está utilizando.

Embora já exista ferramentas e programas que já forneçam os dados e funcionalidades citados acima, o Xbox Game Bar oferece uma solução leve e flexível. O widget consegue rastrear os principais recursos do PC e listar quais tarefas estão exigindo mais, assim como o impacto (baixo, médio ou alto) de cada uma no funcionamento geral do computador. É possível fixar as informações na área de trabalho ou fechar programas sem sair de um aplicativo ou jogo.

Widget do app Xbox Game bar mostrando o impacto de cada programa no computador. Fonte: Microsoft
Widget do app Xbox Game bar mostrando o impacto de cada programa no computador. Fonte: Microsoft

Além das novidades citadas acima, o Xbox Game Bar também ganhou a capacidade de monitorar a GPU, sendo possível ver seu uso de memória no widget de desempenho.

Compatibilidade com o DirectX 12 Ultimate

Caso você queira saber se o seu PC é compatível com o DirectX 12 Ultimate, o Xbox Game Bar lhe dará a resposta facilmente. Dentre as novidades do DirectX12 Ultimate está a unificação da tecnologia para jogos de PC e Xbox Series X com o Ray Tracing, Variable Rate Shading, mesh shaders e sampler feedback.

Lançamento e disponibilidade

O Xbox Game Bar já está disponível em sua versão atualizada na Microsoft Store, basta acessar a loja de aplicativos do Windows 10 e procurar o app na barra de busca.

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua experiência com o aplicativo desenvolvido pela Microsoft.