A Samsung ainda não tinha um dispositivo para controlar e gerenciar casas inteligentes, o SmartThings Station chegou para fechar essa lacuna na empresa. A promessa diferencial da Samsung é integração com seus dispositivos de forma rápida e eficiente, além de muita tecnologia empregada, incluindo Matter, o protocolo que se torna padrão para automação de dispositivos inteligentes.

"Ter uma casa mais inteligente não deve ser complicado ou caro. Por isso, nosso objetivo com o SmartThings Station foi criar um hub de casa inteligente que fosse simples de usar, confiável e expansível", disse Jaeyeon Jung, Vice-Presidente Executivo e líder do SmartThings Device Platform Center da Samsung Electronics. "O número de dispositivos em uma casa conectada continua a crescer, especialmente à luz do recente lançamento do padrão Matter. Estamos orgulhosos de desempenhar nosso papel para tornar mais fácil a adoção dessa empolgante tecnologia".

Ideia de mínimo esforço

SmartThing Station Samsung; Foto: divulgação
SmartThing Station Samsung; Foto: divulgação

A Samsung promete que será fácil de configurar tudo com o SmartThings, ao ligar ele pela primeira vez, uma pop-up aparece no seu celular Samsung - não foi informado se celulares de outra marca terão essa funcionalidade. Basta então clicar sobre o popup e seguir com as configurações.

Uma casa inteligente geralmente precisa de alguns componentes básicos para funcionar, incluindo:

  • Um sistema de automação residencial para controlar os dispositivos conectados e gerenciar as configurações da casa.
  • Dispositivos inteligentes, como lâmpadas, tomadas, termostatos e sensores de movimento, para monitorar e controlar vários aspectos da casa.
  • Uma conexão de internet para permitir que os dispositivos inteligentes se comuniquem entre si e com o sistema de automação residencial.
  • Um dispositivo de controle, como um smartphone, tablet ou agora o SmartThings Station, permite que você acesse e controle os dispositivos inteligentes da sua casa de qualquer lugar.

Rotinas

SmartThings Station automação de rotinas
SmartThings Station automação de rotinas

O SmartThings Station facilita a automatização de rotinas predefinidas criadas por meio do aplicativo móvel SmartThings, sem exigir que os usuários controlem dispositivos individuais manualmente. Ao pressionar o Smart Button na SmartThings Station, os usuários podem ativar uma rotina criada em seu aplicativo SmartThings. Por exemplo, na hora de dormir, um toque rápido pode desencadear uma rotina para dormir - que pode apagar as luzes, fechar as persianas e baixar a temperatura.

Rastreamento de dispositivos

SmartThings Station rastreio de objetos e dispositivos
SmartThings Station rastreio de objetos e dispositivos

O SmartThings Station também é integrado ao SmartThings Find da Samsung, um serviço de rastreamento de dispositivos que vem sendo cada vez mais usado. Ao escanear os dispositivos, o SmartThings Station informará aos usuários a localização dos dispositivos inteligentes conectados ou tags em casa e compartilhará um alerta no smartphone do usuário quando uma tag ou dispositivo sair ou voltar para casa.

SmartThing Station é um carregador sem fios também

SmartThings Station é também um carregador sem fios
SmartThings Station é também um carregador sem fios

Além de controlar a casa, o SmartThings Station também é um carregador com suporte para carregamento sem fio de até 15W. A ideia é boa, o produto está ali parado, nada melhor do que jogar um outro dispositivo em cima e ele já carregar. Você pode configurar para receber um alerta assim que o celular, relógio ou qualquer produto que colocar para carregar completar a carga.

Tecnologia é o diferencial do SmartThings Station

O Station tem a honra de ser o primeiro produto a ser lançado com Matter integrado. Será um controlador Matter para integrar dispositivos domésticos inteligentes Matter à sua rede doméstica usando qualquer aplicativo compatível com Matter, incluindo Apple Home ou Google Home.

Os dispositivos precisam ter a compatibilidade com Matter para funcionar com Station da Samsung, como esse é um protocolo que vai ser padronizado daqui para frente, os novos produtos que surgirem já terão o logotipo Matter impressos em suas caixas. A Amazon Alexa, Google Home, Apple Home e agora Samsung SmartThings são algumas das grandes plataformas domésticas inteligentes contratadas para oferecer suporte ao Matter.

O Station usa tecnologia Thread, um dos principais protocolos sem fio em que o Matter é construído, juntamente com o Wi-Fi. Thread é uma rede mesh de baixo consumo de energia e baixa latência usada principalmente para dispositivos de baixa largura de banda, como sensores, iluminação e persianas.

O que é a tecnologia Matter?

Matter é uma linguagem comum para dispositivos domésticos inteligentes projetados para simplificar tudo sobre a casa inteligente, desde a compra até a configuração e o uso diário. Sua maior promessa é fazer com que dispositivos inteligentes funcionem entre si em plataformas e ecossistemas, independentemente de quem os criou. Chega de verificar na caixa dos produtos "funciona com" HomeKit, Google Home ou Alexa - os dispositivos Matter funcionam com todos eles.

Preço e disponibilidade

Os valores divulgados serão de $59.99 sem carregador e $79.99 com carregador. Inicialmente serão duas cores: Branco e preto.

O SmartThings Station será lançado nos EUA e na Coreia. O dispositivo estará disponível em preto ou branco a partir do início de fevereiro de 2023 no mercado dos EUA. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.