Nos últimos anos, o mercado de casas inteligentes cresceu exponencialmente. Em um mercado que já foi dominado por early adopters (grupo de usuários abertos à experimentação de novidades) experientes em tecnologia, o Fórum Econômico Mundial estima que mais de 130 milhões de famílias possuíam um dispositivo doméstico inteligente em 2022.

E enquanto os dispositivos domésticos inteligentes continuam a se tornar mais acessíveis, fazer com que esses dispositivos funcionem bem continua a ser um desafio. Diante disso, o Matter é um novo padrão para casas inteligentes que resolve muitos dos pontos problemáticos criados por software e hardware proprietários, ao mesmo tempo, em que reúne todos os nossos dispositivos IoT.

Por isso, vamos te explicar a seguir, todos os detalhes do que é, e como funciona o Matter, o novo protocolo de casas inteligentes.

O que é o Matter, novo protocolo de casas inteligentes?

Créditos: Divulgação/Matter
Créditos: Divulgação/Matter

Matter é um padrão de casa inteligente criado pelo Project Connected Home Over IP (Project Chip) em 2019. Agora é mantido pela Connectivity Standards Alliance (CSA), anteriormente conhecida como Zigbee Alliance.

O padrão é livre de royalties e incentiva a interoperabilidade entre dispositivos e plataformas. Oficialmente, o Matter foi lançado em novembro de 2022.

O padrão de casa inteligente Matter também aborda outro ponto problemático comum com os dispositivos IoT atuais: os dispositivos exigem uma conexão constante com a Internet. Os dispositivos IoT anteriormente dependiam exclusivamente da nuvem para tudo, tornando-os inúteis quando você perde sua conexão com a Internet.

O Matter permite que seus dispositivos trabalhem offline sem exigir acesso contínuo à nuvem. Menos dependência da nuvem também significa maior segurança para seus dispositivos - essencial para hardware sensível, como fechaduras inteligentes e câmeras de segurança - e torna o Matter ainda mais benéfico.

O objetivo do Matter é combinar novos recursos para oferecer a melhor experiência possível de casa inteligente.

Thread complementa o Matter

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

Thread também é um protocolo sem fio. Ele complementa os dispositivos habilitados para Matter de forma eficiente. Como um protocolo sem fio baseado em malha de baixa potência, o Thread cria um ambiente offline de baixa latência, que envia e recebe dados instantaneamente entre dispositivos.

Como tal, seus dispositivos certificados pela Matter continuam trabalhando juntos mesmo que você perca a conexão com a Internet. Para explicar melhor o Thread, a imagem acima representa o Thread: ele funciona como um protocolo de rádio sem fios, de baixa latência. Por meio dele, os dispositivos "falam" uns com os outros, e assim, estão conectados.

Este é um salto gigante para a computação IoT offline. As casas inteligentes do passado tornaram-se inúteis quando o serviço de internet foi lançado. Porém, o Matter está prestes a tornar isso melhor quando combinado com o Thread.

O que havia antes de Matter e dos Thread?

Os dispositivos IoT existem há anos, mas foram separados em suas próprias categorias exclusivas. Não havia um padrão universal para uni-los, o que foi um dos maiores obstáculos que tivemos que superar.

Créditos: Divulgação/Canva
Smart Home. Crédito: Divulgação/Canva

Além disso, a maioria dos produtos domésticos inteligentes de terceiros usa seu próprio aplicativo proprietário durante e após o processo de configuração inicial. E quanto mais variedade de marcas de dispositivos você tinha, maior o número de aplicativos que você era forçado a usar.

E isso trouxe muito estresse ao usuário - se configurando, assim, como o oposto do que uma casa inteligente deve fazer. Uma casa inteligente deve funcionar auxiliando no seu dia a dia, e não contra isso.

Quais dispositivos são compatíveis com o Matter?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

O Google adicionou suporte ao Matter, em muitos de seus dispositivos Nest e Android em dezembro de 2022. O aplicativo Google Home é compatível com dispositivos Matter.

O alto-falante Google Home, o Google Home Mini, o Nest Mini, o Nest Audio, o Nest Hub (1ª e 2ª geração), o Nest Hub Max e o Nest Wi-Fi Pro suportam o padrão e podem ser usados. O termostato Nest receberá a atualização de firmware do Matter em 2023.

A Apple adicionou suporte ao Matter para sua linha iPhone e iPad com o lançamento do iOS / iPadOS 16.1 no final de 2022. Os usuários da Apple também podem acessar dispositivos inteligentes habilitados para Matter via Siri, o aplicativo Apple Home e o Command Center.

Os aplicativos iOS que desejam operar dispositivos inteligentes, mas não implementaram seu próprio ecossistema Matter, podem fazê-lo no aplicativo Apple Home, desde que usem a API HomeKit e tenham um direito ao Apple HomeKit.

A Amazon começou a atualizar seus roteadores Eero e hardware doméstico inteligente em 2022 e terminará no início de 2023. A atualização incluirá a maior parte da linha Amazon Echo.

A empresa também anunciou uma parceria com a Samsung no final de 2022. Os proprietários de smartphones e tablets Samsung Galaxy poderão configurar e controlar dispositivos Matter com o Amazon Alexa e o Samsung SmartThings de forma intercambiável. Além do recém lançado SmartThings Station, aparelho que controla a casa.

Por fim, vale ressaltar que a tendência é que mais e mais marcas desenvolvam e atualizem os seus dispositivos, para que os mesmos sejam compatíveis com o protocolo Matter.

Matter reúne tudo perfeitamente

O Matter é um novo padrão de código aberto que usa uma tecnologia sem fio baseada no Protocolo de Internet (IP), que os roteadores Wi-Fi usam para atribuir um endereço IP a cada dispositivo conectado.

Adicionar o protocolo sem fio Thread pode tornar a comunicação offline completa na rede de dispositivos. Isso abre o caminho para um futuro em que seus produtos certificados pela Matter trabalhem juntos em harmonia síncrona.

Em simultâneo, várias tecnologias sem fio domésticas inteligentes causaram um problema de fragmentação ao longo dos anos. Mas, ao fazer com que alguns dos maiores fabricantes de dispositivos domésticos inteligentes trabalhem juntos, começaremos a ver dispositivos certificados pela Matter para resolver esse problema.

Por fim, vale ressaltar que o Matter é provavelmente, a resposta que estamos procurando para preencher a lacuna para melhorar as futuras casas inteligentes.