Alexa é muito útil quando você faz uma pergunta ou emite um comando. Entretanto, há momentos em que o assistente de voz da Amazon dá mais trabalho do que ajuda. Ou ainda, há casos em que a Alexa pode fornecer a resposta errada ou até mesmo não entender sua solicitação completamente.

Diante disso, se você está tendo problemas de relacionamento com a Alexa, não se desespere. Sim, há aspectos frustrantes para o assistente de voz da Amazon, especialmente dadas as limitações da tecnologia. No entanto, existem maneiras de melhorar o comportamento da Alexa.

Sendo assim, veja abaixo, 7 coisas mais irritantes sobre Alexa e como corrigir as mesmas.

7 coisas mais irritantes sobre a Alexa da Amazon (e como corrigi-las)

Abaixo, veja 7 problemas da Alexa, e como corrigir as mesmas:

1. Alexa não te entende

Você faz uma pergunta à Alexa e ela dá uma resposta errada ou simplesmente diz "Desculpe, não tenho certeza sobre isso." Em geral, esse problema às vezes acontece porque a Alexa não entende ou interpreta mal o que você disse.

Uma maneira de resolver esse problema é treinar a Alexa para reconhecer sua voz configurando um ID de voz. Mesmo que você tenha criado anteriormente um ID de voz, recriá-lo pode ajudar se a Alexa não entender você.

Você cria um ID de voz a partir do aplicativo Alexa:

  1. Toque Mais e clique em Configurações;
  2. Em seguida, clique em Seu perfil e família;
  3. Logo após, toque em seu nome e selecione ID de voz;
  4. Se a opção de configurar o ID de voz não aparecer, isso significa que você já o configurou. Se você precisar recriar o perfil, toque em Voice ID > Excluir ID de Voz e confirme a exclusão.

Toque no botão Configurar o ID de voz e concorde com os termos da Amazon. Agora você é solicitado a repetir quatro perguntas e comandos diferentes para que a Alexa possa entender sua voz. Fale cada frase até terminar. Então tente falar com Alexa novamente para ver se ela te entende melhor.

2. Alexa fala errado o seu nome

Se a Alexa tem problemas em pronunciar seu primeiro nome, você pode consertar isso. No aplicativo Alexa:

  1. Toque Mais e clique em Configurações;
  2. Em seguida, clique em Seu perfil e família;
  3. Feito isso, toque no seu nome, e clique em Editar nome e pronúncia e selecione o botão Acessar Pronúncia Salva.

Toque no botão Reproduzir para ouvir seu nome falado. Se Alexa errar seu nome, toque em Vamos corrigir isso. Experimente cada uma das duas opções na próxima tela até obter a pronúncia certa. Você também pode escrever seu nome foneticamente. Alexa deve então pronunciar seu nome corretamente.

3. Alexa fala demais

Quando você emite um comando para Alexa, às vezes o assistente responderá por voz à medida que as tarefas são realizadas. Isso pode ser irritante e desnecessário. Ao invés disso, a Alexa pode realizar o seu pedido com apenas um breve som. Para configurar isso, vá para:

  1. Toque Mais e clique em Configurações;
  2. Em seguida, clique em Respostas por voz;
  3. Depois disso, ligue o interruptor em Modo Resposta Curta.

4. Alexa não consegue lidar com várias perguntas seguidas

Em geral, quando você quer fazer várias perguntas ou comandos para o dispositivo, é normal repetir a palavra Alexa. A partir disso, ela ignora tudo que você disse e só responde a última questão. Para superar essa limitação, diga "Alexa, habilite o Modo de Acompanhamento" para que você possa continuar falando.

Você também pode ativar o Modo de Acompanhamento no aplicativo Alexa.

  1. Abra Dispositivos';
  2. Depois disso, acesse Echo & Alexa;
  3. Em seguida, selecione o nome do seu dispositivo Echo;
  4. Logo após, toque no ícone Configurações no canto superior direito e escolha o Modo de seguimento e, em seguida, ligue ou desligue-o.

Enquanto a luz azul estiver visível no seu Echo, você pode continuar emitindo comandos e fazendo perguntas sem ter que dizer "Alexa" todas as vezes. Após cerca de 5 segundos, a luz se apagará, indicando que você precisará novamente dizer "Alexa" para prefácio do seu próximo comando ou pergunta.

5. Alexa fala muito rápido ou muito devagar

Alexa fala muito rápido ou muito devagar? Mude a taxa de fala dizendo "Alexa, fale mais rápido" ou "Alexa, fale mais devagar". Você pode experimentar com sete taxas de fala diferentes: a inadimplência, bem como quatro taxas mais rápidas e duas taxas mais lentas. Para voltar à taxa de fala regular, diga "Alexa, fale na sua taxa padrão."

Você também pode trocar o som da voz da Alexa. No aplicativo Alexa:

  1. Abra Dispositivos';
  2. Depois disso, acesse Echo & Alexa;
  3. Logo após, selecione o nome do seu dispositivo Echo;
  4. Em seguida, toque no ícone Configurações no canto superior direito;
  5. Depois disso, escolha Configurações de áudio. Assim, você pode mudar o Grave, Gama média, e agudos para a voz falante da Alexa.

6. Alexa faz sugestões irritantes

Depois de responder a você, a Alexa às vezes sugere serviços relacionados da Amazon. Ela pode até perguntar se você quer comprar um item através do Amazon Shopping. Para evitar essas perguntas frustrantes e demoradas, você deve desativar algumas configurações no aplicativo Alexa.

  1. Toque em Mais e depois em Configurações;
  2. Depois disso, toque em Notificações;
  3. Logo após, clique em Sugestões para você;
  4. Em seguida, ligue ou desligue os interruptores de Notificações no celular e Notificações no Dispositivos Alexa.

Ademais, além das notificações de Sugestões, você pode alterar as notificações do Calendário e e-mail; Compras Amazon; Comunicação; e Lembretes.

7. Alexa não fez o que você queria

Um dos aspectos mais frustrantes da Alexa é quando o assistente de voz simplesmente não consegue fazer o que você queria. No momento, sua melhor aposta é simplesmente repetir ou reformular seu pedido e ver se a Alexa acerta na segunda vez.

No entanto, você também pode rever seu histórico de voz e apontar quaisquer casos em que a Alexa respondeu incorretamente, a fim de ajudar o assistente a aprender com erros do passado.

  1. Toque em Mais e depois em Configurações;
  2. Depois disso, toque em Privacidade;
  3. Em seguida, clique em Revise o Histórico de Voz, para ver todas as suas interações anteriores com o assistente de voz da Amazon. Toque em uma gravação específica e dê um "Curtir" ou "Não Curtir", com base em como Alexa respondeu. Se você oferecer um "Não Curtir", você pode fornecer mais feedback, para que a Amazon possa tentar melhorar a Alexa.