A Alexa é a assistente virtual criada pela Amazon. Assim como os outros modelos de assistentes disponíveis no mercado, ela é capaz de compreender perguntas, e ordens feitas por seres humanos. Inclusive, ela consegue formular respostas, bem como fazer comandos de forma eficiente.

O dispositivo pode ajudar em tarefas simples, como configurar alarmes para você acordar, tocar músicas, bem como informar sobre o tempo e as condições de trânsito. Ademais, ela pode organizar a sua agenda, e até mesmo auxiliar na cozinha, mostrando receitas e modo de preparo com alimentos.

E melhor do que isso, se você quiser, a Alexa pode sussurrar com você. Assim, você evita acordar alguém, ou até mesmo, preserva o silêncio do ambiente. Diante disso, confira abaixo, como ativar o modo sussurro da Alexa.

Como ativar o modo sussurro na Alexa?

Em suma, o modo de sussurro é muito simples. Porém, como ele funciona? Há formas diferentes de fazer a Alexa começar a falar no modo sussurro.

A primeira forma é simples. Basta dizer: "Alexa, ligue o modo sussurro." Em seguida, Alexa responderá com a confirmação de que o modo de sussurro foi ativado. Abaixo, confira outra forma.

Ativar o modo Sussurro

Outra meio de fazer com que a Alexa tenha uma conversa suave e noturna, é configurando o modo de sussurro no aplicativo Amazon Alexa. Veja como:

  1. Abra o aplicativo Amazon Alexa;
  2. Em seguida, toque na guia Mais, que está na parte inferior direita;
  3. Logo após, toque em Configurações na lista;
  4. Posterior a isso, role para baixo e toque em Respostas de voz listadas em Preferências Alexa;
  5. Depois disso, toque no alternador ao lado do Modo Sussurro para ativar esse recurso.

Como funciona o modo de sussurro?

Para a Alexa utilizar o modo sussurro, ela deve ser capaz de detectar se uma pessoa está ou não sussurrando, bem como compreender a entrada de voz e responder da mesma forma.

Em suma, o problema é que, quando você sussurra, você não está utilizando a sua voz. De acordo com Zeynab Raeesy, cientista do Alexa Speech Group, em um Blog de Desenvolvedores da Amazon Alexa:

"O discurso sussurrado é predominantemente não faturado, o que significa que não envolve a vibração das cordas vocais, e tem menos energia em bandas de frequência mais baixa do que a fala comum".

Ademais, o modo sussurro usa as redes neurais de memória de longo prazo (LSTMs), que são utilizadas no reconhecimento de fala. O processo de ponta da Alexa também é importante. Em suma, o silêncio também faz parte da entrada para a detecção de sussurros.

Em um esforço para solucionar o problema de não-voz, os cientistas da Alexa disseram que os dados de confiança do Pico LSTM sobre os quadros de enunciados. E em seguida, fizeram alterações para uma eficácia ideal. Os desenvolvimentos possibilitam que a Alexa compreenda e responda a diversos volumes, inclusive sussurros.

O modo sussurro funciona bem?

Em suma, a Alexa pode reconhecer sussurros sobre as vozes normais, com uma diferença importante. Você tem que estar próximo da Alexa, se você está sussurrando para ela, ainda mais se tiver algum ruído de fundo.

Por fim, se a Alexa não escutar o que você está sussurrando, ela deixará você saber, ao sussurrar de volta para você: "Desculpe, eu não entendi isso".