O Google Station procura fornecer "Wi-Fi rápido para todos". Ele também destaca que os dados estarão "seguros e protegidos" na rede do Google.

As vantagens do Google Station incluem ser uma solução simples e fácil de usar (tanto para usuários quanto para parceiros) que também oferece oportunidades de monetização por meio de publicidade (o Google Station chama-se "uma plataforma de publicidade apoiada por publicidade de classe mundial".

O programa foi anunciado pela primeira vez em setembro de 2015, na sede do Google em Mountain View, Califórnia. 

Como prevê a expansão da oferta, os parceiros potenciais incluem "grandes espaços e organizações, operadoras de rede, fornecedoras de fibra, integradoras de sistemas e empresas de infra-estrutura".

O CEO do Google, Sundar Pichai, detalhou ainda mais o plano em um post no blog oficial do Google, observando que seria o "maior projeto público de Wi-Fi na Índia, e entre os maiores do mundo, pelo número de usuários em potencial ", naquela ocasião.

Os anos foram passando e a Google foi implementando junto à parceiras o Google Station em 2016 na Índia. Em agosto de 2017, na Indonésia em parceria com a FiberStar e a CBN, em março de 2018, anunciou a expansão para o México, em parceria com a rede existente da SitWifi. No início deste ano, em fevereiro, o Google Station foi introduzido nas Filipinas no mês de fevereiro de 2019, em parceria com a Smart.

E, finamente, este mês, o Google Station chega na cidade de São Paulo, com expansão para outras cidades brasileiras já planejadas. O programa no Brasil envolve a America Net e a Linktel como parceiros e o Itaú como patrocinador.

O Google Station traz wi-fi gratuito e seguro em locais públicos, permitindo que parceiros disponibilizem o acesso e obtenham receita através da exibição de anúncios na página de login.

existem 80 Google Stations funcionando em estações de transporte público, praças e parques. Você pode ver a localização de cada uma delas aqui.