Recentemente a NASA anunciou que a startap Axion Space, fundada em 2016, foi selecionada para desenvolvedor o primeiro módulo de habitat comercial para Estação Espacial Internacional (International Space Station ou ISS). A intenção da criação do novo módulo é para que sejam feitos testes para simular futuras missões comerciais de vôos espaciais. Desta forma, será possível realizar experimentos de habitação, desenvolvimento de tecnologias relacionadas e diversas outras aplicações, realizadas por viajantes comerciais que irão se hospedar no ISS através espaçonaves para tripulação comum como, por exemplo, a SpaceX Crew Dragon e o Boeing Starliner (quando iniciarem suas operações).

Axiom pretende futuramente fazer com que seus módulos no espaço se tornem sua própria estação espacial

A empresa selecionada pela NASA, a Axiom Space, foi criada e administrada por Michael T. Suffredini, anteriormente responsável pelo gerenciamento de programas na ISS no Johnson Space Center da NASA. A companhia conta com diversos funcionários talentosos que já trabalharam na NASA que compõe sua pequena equipe. Futuramente a Axiom pretende fazer com que seus módulos no espaço se tornem a base de sua própria estação espacial, depois de anexá-los à ISS enquanto ela está em operação.

De acordo com informações da NASA, foi estendida a vida útil planejada para a ISS com o propósito de incentivar a montagem de laboratórios orbitais provados e instalações comerciais. Com isso, a estrutura poderá ser substituída aos poucos.

A Axion, no ano de 2018, contratou o designer Philippe Starck, responsável por projetar um iate de luxo para Steve Jobs. A parceria teve como objetivo obter projetos de como serão os futuros módulos da estação espacial, inclusive detalhes como quartos com telas interativas e uma cápsula para observar a Terra e o espaço em volta.

Cápsula para observar a Terra. Fonte: techcrunch
Cápsula para observar a Terra. Fonte: techcrunch

O módulo que será criado para ser acoplado a ISS, não poderá ser considerado uma estação espacial privada de fato. Entretanto, será um passo a mais para comercializar a estação espacial existente e com isso abrir caminho para mais atividades comerciais ao redor da Terra. No contrato da Axiom com a NASA é descrito a permissão de "pelo menos um módulo comercial habitável", ou seja, há a possibilidade de serem dadas outras oportunidades de construção de mais módulos.

O próximo passo da negociação entre a NASA e a Axiom é determinar os termos e o preços de contrato para o módulo, que terá incluso uma linha do tempo para ser realizada a entrega.

O que achou da parceria e da ideia de trazer pessoas da terra para fazerem turismo no espaço? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

Fonte: techcrunch