A Samsung lançou nesta quinta-feira (2) dois novos sensores fotográficos para atender o mercado de smartphones de próxima geração. O ISOCELL HP1 é o primeiro do mundo com capacidade de 200 MP, trazendo uma coletânea de pixels de 0.64μm para manter a qualidade das imagens mesmo quando redimensionadas ou cortadas. Além dele, a empresa também anunciou o GN5 como o primeiro sensor de 1.0μm com a tecnologia Dual Pixel Pro.

ISOCELL HP1, o primeiro sensor de 200 MP do mundo

Com a intenção de turbinar os próximos celulares da marca, a Samsung trouxe o HP1, o primeiro sensor do mundo de 200 MP para a categoria de dispositivos móveis. Dentre os principais destaques, ele integra a tecnologia ChameleonCell, que pode mudar o layout dos pixels dependendo do ambiente, sejam dois por dois, quatro por quatro, dezesseis por dezesseis e mais.

Ele promete ser flexível a diferentes situações de iluminação e cenários, que em ambientes de pouca luz, o HP1 pode se tornar um sensor de 12,5 MP com píxeis grandes de 2.56μm, fundindo até 16 pixels próximos, permitindo que ele absorva mais luz. Mas assim como qualquer outro sensor do mercado, é claro que o seu verdadeiro potencial é revelado em ambientes iluminados, onde ele deve oferecer imagens ainda mais detalhadas e consistentes.

O HP1 pode se fundir em quatro pixels, mudando o seu layout para diferentes ambientes. (Imagem: Reprodução/Samsung)
O HP1 pode se fundir em quatro pixels, mudando o seu layout para diferentes ambientes. (Imagem: Reprodução/Samsung)

Para quem costuma utilizar o celular para gravar vídeos, com o ISOCELL HP1 os celulares poderão ter a capacidade de realizar filmagens em 8K a 30 fps. Para atingir esse resultado, o sensor pode se fundir em quatro pixels para trazer a resolução para 50 MP (8192 x 6144 de resolução, ou seja, 8K).

GN5 é o primeiro sensor de 1.0μm com Dual Pixel Pro

O GN5 é o segundo mais novo sensor da Samsung e o primeiro modelo 1.0μm do mundo a integrar a tecnologia Dual Pixel Pro, que basicamente permite concentrar e lançar suas habilidades em auto-foco.

A Samsung também integrou nele a sua tecnologia que melhora a qualidade das imagens em ambientes de pouca iluminação, chamada FDTI (Front Deep Trench Isolation). Seu funcionamento permite que cada foto-diodo do Dual Pixel Pro possa absorver e segurar mais luz.

O GN5 também pode se adaptar para diferentes ambientes, inclusivo os de pouca iluminação. (Imagem: Reprodução/Samsung)
O GN5 também pode se adaptar para diferentes ambientes, inclusivo os de pouca iluminação. (Imagem: Reprodução/Samsung)

Analisando friamente a sua capacidade, ele é basicamente uma versão menor do sensor que encontramos no Xiaomi Mi 11 Ultra. Dito isso, ele pode ocupar menos espaço dentro dos aparelhos e ter uma qualidade similar ou ligeiramente superior.

Disponibilidade

Apesar da apresentação, a empresa não revelou quando os seus novos sensores de imagens estarão disponíveis no mercado de smartphones. Ao que se sabe, a empresa já enviou amostras para as principais fabricantes e pode ser que, em breve, seja estreado em um dos modelos topo de linha para 2022.

Rumores mais recentes indicam que o Xiaomi 12, sucessor do Mi 11, terá uma câmera de 200 MP. Então pode ser que ele seja o primeiro do mundo com o ISOCELL HP1.