A Samsung é a principal fabricante em muitos nichos do mercado mundial. A empresa dispõe de tecnologias que posteriormente são requisitadas por outras concorrentes, como as telas AMOLED para smartphones, smart TVs e sensores de câmeras. No Brasil, por exemplo, a fabricante sul-coreana é líder de vendas de celulares, assim como costumamos trazer os relatórios de market share todo início de mês.

No departamento de câmeras, porém, a Sony é a principal fabricante em atividade, sendo reconhecida mundialmente como dona das melhores lentes disponíveis e líder absoluta. No entanto, isso pode mudar em breve.

Nesta quinta-feira (10), a Samsung anunciou o ISOCELL JN1, primeiro sensor de imagem de 0,64 micrômetros do setor com resolução de 50 megapixels. As novidades apresentam um aprimoramento da tecnologia ISOCELL 2.0, Smart ISO e Double Super PDAF. Assim, o JN1 se torna o menor sensor móvel de 50MP da indústria, sendo capaz de capturar imagens vívidas e nítidas.

Durante a apresentação, Duckhyun Chang, vice-presidente executivo do negócio de sensores da Samsung Electronics, revelou a missão da empresa com esse lançamento;

"As tecnologias avançadas de pixels da Samsung mais uma vez ultrapassaram os limites com a maior precisão para desenvolver um sensor de imagem com o menor tamanho de pixel da indústria, mas com desempenho poderoso.. À medida que conduzimos nosso compromisso com a inovação em tecnologias de pixels, continuaremos a trazer uma ampla gama de ofertas de sensores de imagem móvel para o mercado."

O que o ISOCELL JN1 tem de tão especial?

Um dos maiores destaques do ISOCELL JN1 é a tecnologia ISOCELL 2.0, que no contexto geral, entrega melhor sensibilidade à luz, tornando possível fotografar em ambientes com pouca iluminação.

O processo de captura da imagem se aplica ao CMOS utilizando a tecnologia de binning de 4 a 1 pixels, processo chamado pela empresa de Tetrapixel que envolve mesclar quatro pixels adjacentes de 0,64μm em um grande pixel de 1,28μm. Com isso, quadruplica a sensibilidade à luz.

O sensor é capaz de capturar fotos com muitos detalhes mesmo em ambientes com pouca iluminação. (Imagem: Reprodução / Samsung)
O sensor é capaz de capturar fotos com muitos detalhes mesmo em ambientes com pouca iluminação. (Imagem: Reprodução / Samsung)

O pequeno sensor de 1/2,76 polegadas também pode reduzir a altura do módulo de câmera em cerca de 10%. Em outras palavras, seu tamanho muito mais fino que o tradicional contribuirá em não afetar o visual dos smartphones, com saliências de menor expressão.

A saliência do pacote de câmeras com o ISOCELL JN1 é consideravelmente inferior a outro modelos de sensores.  (Imagem: Reprodução / Samsung)
A saliência do pacote de câmeras com o ISOCELL JN1 é consideravelmente inferior a outro modelos de sensores. (Imagem: Reprodução / Samsung)

Graças a essa tecnologia, o ISOCELL JN1 é agora o sensor de imagem mais versátil da Samsung. Ele poderá ser usado em diversos padrões da indústria, como câmeras frontais, ultrawide ou telefoto. Dito isso, o ISOCELL JN1 pode se tornar o sensor de câmera de selfie mais poderoso do mundo, visto que possui resolução de 50MP. Além disso, ele é capaz de gravar vídeos em 4K a 60 quadros por segundo (fps).

è possível gravar vídeos com resolução 4K a 60 quadros por segundo.  (Imagem: Reprodução / Samsung)
Com o JN1, é possível gravar vídeos com resolução 4K a 60 quadros por segundo. (Imagem: Reprodução / Samsung)

Com a tecnologia Smart ISO o JN1 promete entregar maior alcance dinâmico, alterando o ganho de conversão com base no nível de iluminação do ambiente. O foco automático também é aprimorado, ganhando muito mais agilidade, além do Double Super PD que tem o dobro da densidade de pixels (1/16) usados para detecção de fase do que Super PD (1/32).