Após a saída da Sony do país no início de março deste ano, encerrando suas vendas de televisores, câmeras e equipamentos de áudio, a Panasonic anunciou oficialmente sua saída do Brasil. De acordo com a empresa, o plano é encerrar o comércio de TVs e produtos de áudio no país. De acordo com o comunicado, essa decisão faz parte de uma estratégia global com foco na sustentabilidade do negócio.

Ao contrário do que a Sony fez de decidir manter somente a linha de jogos (PlayStation) no Brasil, a Panasonic pretende continuar com sua linha de produtos automotivos, micro-ondas e componentes eletrônicos. Ou seja, a empresa não pensa em se desfazer de suas fábricas localizadas na Zona Franca de Manaus.

É triste saber que a Panasonic irá sair do país, mas pelo menos, sabe-se que só serão demitidos 130 funcionários até o final de 2021. Esse número representa somente 5% do total (2400) de funcionários contratados pela empresa no Brasil.

Além dos negócios citados acima, a Panasonic também irá manter a produção de máquinas de lavar e geladeiras no Brasil. Há também o negócio de fabricação de pilhas de zinco e alcalinas que não será encerrado.

Panasonic anuncia o fim da fabricação das linhas de TVs e áudio no Brasil

O motivo

De acordo com as informações disponibilizadas, o motivo do encerramento do negócio de TVs e áudio da Panasonic ser encerrado foi o mesmo do da Sony. A falta de investimento no desenvolvimento de produtos competitivos para o mercado brasileiro somado à dificuldade de se manter no país devido à falta de benefícios e altos tributos contribuíram substancialmente para este fim.

Empresas como Samsung e LG lideram atualmente o mercado de TVs no país. Já em termos de áudio é difícil estimar por ser um mercado bem diversificado com diversos tipos de produtos.