Recentemente a Panasonic lançou uma versão beta (gratuita) de um programa para transformar suas câmeras Lumix em webcams para realizar streaming. Trata-se do software Lumix Tether for Streaming que possibilita que os usuários utilizem as máquinas fotográficas da marca para realizar videoconferências e lives stream. A empresa segue uma tendência que está havendo entre as desenvolvedoras de equipamentos fotográficos como, por exemplo, a Canon e a Fujifilm, para auxiliar as pessoas na comunicação durante a quarentena causada pelo Coronavírus (COVID-19).

A vinda de programas como este da Panasonic, o da Fujifilm e o da Canon, sem dúvidas ajudará a muitos para a realização de diversos tipos de atividades, indo desde o trabalho até o lazer e comunicação com os parentes e amigos. Mas para quem não tem uma câmera o modelo compatível para utilizar estes softwares, há algumas maneiras de fazer com que uma câmera funcione como webcam, confira o nosso tutorial sobre o assunto aqui.

Programa Lumix Tether dor Streaming que transforma câmeras Panasonic em webcams. Fonte: Panasonic
Programa Lumix Tether dor Streaming que transforma câmeras Panasonic em webcams. Fonte: Panasonic

O Lumix Tether dor Streaming é compatível com as câmeras Panasonic GH5, Panasonic GH5S, Panasonic G9, Panasonic S1, Panasonic S1R e Panasonic S1H. O programa desenvolvido pela empresa possui suporte apenas para o sistema operacional Windows 10 e permite que pessoas que possuam uma câmera Panasonic faça transmissões em plataformas de videoconferência como Zoom, Microsoft Teams, BlueJeans, entre outras. Há também a possibilidade de se usar em serviços de streaming para fazer lives como o YouTube, o Twitch e o Mixer, da Microsoft.

O que achou da novidade? Você possui alguma câmera da Panasonic compatível com o programa desenvolvido pela empresa? Se sim, nos conte como foi a sua experiência durante a sua utilização e compartilhe conosco a sua opinião.