Como transformar seu smartphone em uma WebCam

Nesse tutorial você vai aprender a utilizar seu smartphone Android como uma Webcam, facilitando sua vida quando a sua webcam quebrar ou quando for necessário e você não tiver uma.

Como transformar seu smartphone em uma WebCam

Estamos em uma era onde vemos todos os dias novos lançamentos, aparelhos mais poderosos e com mais funcionalidades. Dentro deste cenário, é claro que queremos utilizar toda a sua potencialidade, não é mesmo?

Claro que ainda temos PCs (Personal Computer), computadores pessoais, maiores e que - normalmente - não contém Webcam embutida. Vamos assumir aqui que você não possui uma webcam ou tinha uma e estragou, então, caso necessessário, teríamos de ir até uma loja para comprar. Situação muito parecida com notebooks que normalmente vem com Webcam, mas talvez técnico não instalou o drive, ou simplesmente estragou. Uma terceira situação pode ser que você queria movimentar a webcam para outra posição, impossibilitada por conta da tela notebook.

Então chegamos ao dilema: "Preciso de uma Webcam mas não tenho, ou "não está funcionando" ou "preciso movimentar ela", "será que preciso comprar?". Mas seu smartphone possui câmera e sim, você pode utilizá-lo como Webcam. Temos a solução. Seu smartphone é pequeno, leve, você pode movimentar para qualquer local e o melhor, pode conectar via wifi sem precisar de cabo algum. No fim das contas também irá economizar uma graninha, pois não precisará comprar uma Webcam!

O que fazer?

Vamos ao que interessa, o que você precisa para fazer seu smartphone funcionar desta maneira maravilhosa? Acompanhe o tutorial abaixo e aprenda. O software que iremos utilizar é o DroidCam, então precisamos baixar o app no smarphone e também no computador. Eles são programas em inglês, mas é só seguir a explicação e as imagens que dará tudo certo.

Baixe e instale o DroidCam em seu computador. Para fazer o download é só clicar no botão para Windows "Client v6.0", conforme preenchido de amarelo na imagem: Download

Feito o download de um arquivo .zip, abra o arquivo e dentro está o instalador, dê um duplo clique, quando abrir, clique em "Next" até o fim, sem medo nenhum.

Durante a instalação, pode aparecer uma mensagem conforme abaixo, clicar em instalar.

Finalizada a instalação no computador vamos partir para a instalação no smatphone. Existe uma versão gratuita e uma versão paga para o android, custa cerca de R$ 10,00 e possui uma resolução maior e mais recursos. Para este tutorial utilizamos a gratuita e funcionou bem, tanto o Audio quanto o Vídeo.

Link da PlayStore

Depois de instalado nos dois dispositivos e os dois estando conectados na mesma rede WiFi, vamos fazer a conexão sem fio.

O ícone em seu smartphone é o abaixo, então abra o aplicativo.

Aparecem alguns avisos, conforme abaixo, clique em Ok.

A aplicação possui a seguinte tela, no canto superior esquerdo consta o campo mais importante, WIfi IP: 192.168.1.100. Esse número IP será utilizado para fazer a conexão com o computador, ele pode variar de acordo com a cadeia de IP de sua rede Wifi.

Existe três quadrados no canto superior direito um abaixo do outro, ali estão as configurações. Deixamos tudo por padrão, mas se você deseja, pode mudar a câmara para a frontal deixando selecionada a opção: Front Camera Preferred.

Abra no seu computador o DroidCamApp, na parte superior esquerda estão os modos de conexão, deixamos o primeiro marcado que é o Wifi. Lembra do número IP que falamos anteriormente? Esse número vai em Device IP. Marque áudio e vídeo, clique em Start e veja a mágica acontecendo.

A primeira vez que utilizei apareceu a mensagem que o áudio foi conectado, porém não funcionou. Achei que era algo que funcionava somente na versão paga. Mas reiniciei o computador e então tudo funcionou certinho, tanto áudio como vídeo.

Para testar utilizei o Skype e então configurei o vídeo selecionando como webcam: DroidCam Surce 3.

Para o áudio selecionei como Entrada de áudio: Microfone (DroidCam Virtual Audio).

Imagem do teste utilizando a câmera frontal e funcionando áudio e vídeo perfeitamente.

Pronto! Essa é mais uma dica para aproveitar ao máximo as funcionalidades do seu smartphone. Aqui no Oficina você tem várias outras dicas para lhe auxiliar na utilização de seu celular com android.

Gostou? Deixe seus comentários, curta e compartilhe.

Review Notebook ASUS Zenbook 14 UX435: Duas telas, bateria top e muito bonito

O Zenbook 14 versão UX435E, acabou de ser lançado e, sim, a ASUS já nos enviou. Testei ele pelas últimas semanas trabalhando diretamente, minha vontade de mostrar essa segunda tela era tanta, mas não podia. Olha só que animal, o touchpad vira uma tela secundária, totalmente personalizável e útil. Vem ver o que o Zenbook 14 de 2021 tem para te oferecer, o que ele traz de novidades e claro, se vale a pena pagar o preço.

Conteúdo relacionado

Vem aí! Lançamentos da Netflix de 09 a 15 de maio de 2021
Lançamentos Netflix 2021

Vem aí! Lançamentos da Netflix de 09 a 15 de maio de 2021

Confira quais são os lançamentos desta semana na Netflix! Novos filmes, novas séries e muito mais! Fique por dentro de tudo e se programe para assistir assim que disponível!

MOTO G10 Review: Um bom Android básico
Smartphones

MOTO G10 Review: Um bom Android básico

A Motorola alterou seu padrão de nomenclatura e, por isso, o Moto G10 não é um sucessor direto dos G9. Trata-se de um bom aparelho básico, que tem grande concorrência.

Android 11: Lista dos smartphones da Samsung que vão receber com a OneUI 3.0
Smartphones

Android 11: Lista dos smartphones da Samsung que vão receber com a OneUI 3.0

Veja lista de smartphones da Samsung que receberão a partir deste mês, a atualização da OneUI 3.0 baseada no Android 11 aqui!

Google explica porque o WebView travou aplicativos no Android após atualização
Smartphones

Google explica porque o WebView travou aplicativos no Android após atualização

Finalmente a Google resolveu explicar o motivo pelo qual o WebView causou o travamento de diversos aplicativos após a atualização. Confira o que a empresa pretende fazer para que isto não ocorra novamente.

Android 12 terá função de hibernar automaticamente apps não utilizados por meses
Smartphones

Android 12 terá função de hibernar automaticamente apps não utilizados por meses

Foi descoberto através de previews para desenvolvedores vazados que o Android 12 terá função de hibernar automaticamente aplicativos que não são utilizados por meses.

Android 11 não permitirá que qualquer app solicite acesso a todos os arquivos
Smartphones

Android 11 não permitirá que qualquer app solicite acesso a todos os arquivos

Google comunicou aos desenvolvedores de aplicativos que no Android 11 não será permitido a solicitação de acesso a todos os arquivos do smartphone de forma indiscriminada. Entenda!