Estamos em 2015, o mercado de tecnologia em constante evolução e cada vez mais estamos migrando do simples celular para os modernos smartphones oferecendo um leque de possibilidades, muito além da simples chamada e troca de mensagens. Se você ainda está em dúvida sobre um smartphone para comprar, dê uma conferida em nosso Ranking de Reviews.


Comprei. E agora?

Todo smartphone possui um S.O. (Sistema Operacional), o mais utilizado no mundo é o Android, um detalhe que comprova essa superioridade é uma pesquisa divulgada pela empresa IDC, com dados de 2014 onde o Android está presente em 81,5% dos smarphones do mundo.

Para quem ainda não foi apresentado ao Android, trata-se de um sistema operacional desenvolvido pela Google e que teve o seu primeiro aparelho rodando Android em 2008, até os dias atuais tivemos várias versões lançadas com uma particularidade curiosa, todas elas possuem codinomes associados a guloseimas os dois últimos foram a versão 4.4 - Kit Kat, versão 5.0 e 5.1 - Lolipop e vem por aí a versão 6.0 - Marshmallow.

Então, fui lá na loja, comprei meu primeiro smarphone. UHUL! Ligo ele, e agora o que eu faço?

A seguir temos um passo a passo que vai lhe ajudar, as ilustrações abaixo foram retiradas de um smartphone rodando o Android Lollipop, pode haver pequenas diferenças no layout de acordo com a personalização da operadora e qual versão do Android estiver no smartphone:

Quando ligo aparece uma tela de "bem-vindo(a)!", onde seleciono Português e vou para o próximo passo;

Nas próximas telas deve exibir a lista com Wi-Fi próximo a você, e tendo acesso a alguma delas. Não tendo acesso ao Wi-Fi, momentaneamente, avance.

A tela seguinte pedirá seu nome e sobrenome e pedirá para que aceite os termos do Android.

PRONTO? Em partes! Você ainda precisa dos aplicativos, lembra? E para tal você vai precisar criar a conta quando acessar a Play Store, conforme explicarei mais abaixo. 

Tenho acesso à internet

Se você tem a possibilidade de conectar a internet, então deve fazê-lo. 

Se a rede possuir senha, o aparelho irá exibir o quadro para digitá-la e quando conectado irá aparecer abaixo do nome da rede a indicação.

Uma vez conectado, seja no Wi-FI ou posteriormente, quando você for entrar na Play Store, você irá criar uma conta Google, onde criará um e-mail do gmail e com isso poderá baixar os aplicativos.

Se você já tiver uma conta válida do Google, insira seu e-mail e posterior senha. Não possuindo uma conta selecione para criar uma nova conta.

Você irá colocar seus dados e definirá um usuário de e-mail.

Na tela seguinte você precisa definir uma senha. Muito importante você guardar o e-mail e senha criados, pois em algum momento ela pode ser solicitada e se trocares de aparelho já tens a conta.

Nesse próximo passo, o sistema solicita um número de telefone para recuperação de senha caso você esqueça, você pode ignorar esse passo, mas recomendamos que cadastre o número. 

Em seguida apresentará os termos de uso da conta, aceite e irá apresentar os dados da sua conta, selecione próxima e aparecerá que está verificando os dados.

Verificando dados;

Para finalizar o sistema pedirá para aceitar os termos do Android.

AGORA SIM TUDO PRONTO!!!! Fiz a configuração da conta no telefone. Está na hora de baixar os primeiros apps para seu novo smartphone. Mas quais aplicativos instalar? O Android possui uma loja de aplicativos, se ela não tiver a sua vista na tela, acesse o menu do smartphone e procure pelo ícone abaixo com a descrição Play Store.

Existem milhares aplicativos disponíveis, podendo fazer a busca pelo nome ou acessando as categorias. Inclusive você pode acessar o tópico APPS para conferir os diversos posts que já fizemos sobre aplicativos.

Recomendamos que antes de mais nada, escolha um bom antivírus, no link ao lado você encontra as melhores opções para 2015 até o momento. Bom, agora estou mais seguro, pois instalei um antivírus de meu agrado.

Entretenimento

Para ficar conectado ao mundo do entretenimento, elencamos os aplicativos mais usados para deixar você por dentro das novidades:

WhatsApp

É um aplicativo que foi criado com o intuito de mensagens instantâneas utilizando a internet e atualmente possui chama de voz, como ele é vinculado ao número do telefone, faz uma busca em sua agenda de contatos, pega todos os que possuem o aplicativo e disponibiliza a lista para você interagir com seus contatos, assim você pode trocar mensagens de texto, enviar imagens, vídeos, áudios e fazer ligações para outro contato do seu Whatsapp.

Facebook

Se você não desgruda quando está no PC, agora é hora de estar sempre ligado também no smartphone. O Facebook é a rede social mais utilizada no mundo - e que na última segunda-feira registrou o incrível número de 1 bilhão de acessos em um único dia. Se por acaso você ainda não fizer parte dos mais de 1,5 bilhões de usuários, criando um perfil você pode adicionar e interagir com as outras pessoas, podendo acompanhar o que estão postando e fazer postagens de texto, fotos, vídeos e compartilhar outras postagens e notícias para que seus amigos vejam. Não esqueça de curtir a página do Oficina da Net no Facebook.

Facebook Messenger

Trata-se do mensageiro do Facebook, onde você pode interagir de forma privada com seus amigos da rede social, trocando mensagem, imagens e vídeos.

Instagram

Também é uma rede social, porém você pode compartilhar com seus amigos fotos e vídeos, possui uma quantidade bacana de filtros onde você pode dar uma turbinada em sua foto e postar simultaneamente em outras rede como o Facebook, por exemplo. Aproveitando, nesse link possui os melhores aplicativos para edição de fotos.

Jogos

Ninguém é de ferro, não é mesmo? Sempre dá aquela vontade de descontrair e se divertir com um game. Bom, se você quiser encontrar games legais para o Android, a Google Play está absolutamente cheia deles. Essa seção de nosso site possui diversas listas de jogos Android para você baixar e jogar, vale a pena dar uma conferida: Jogos para Android

Pronto!!!! Agora seu smartphone está turbinado e cheio de opções bacanas para começar.

Gostou? Deixe seus comentários, curta e compartilhe.