Recentemente a Fujifilm disponibilizou um programa que permite que o usuário utilize certos modelos de câmeras mirrorless da série X e GFX como webcams. Ao que parece a empresa notou que este momento de pandemia em que muitos estão trabalhando em casa (home office) está propicio para lançar este tipo de produto, não é à toa que a Canon já o fez no final do mês passado. Muitos estão fazendo videoconferências, live streamings (transmissões ao vivo), e um software para utilizar o sensor e lentes de uma câmera fotográfica torna a qualidade da imagem transmitida consideravelmente melhor em comparação com qualquer webcam.

Há uns dias atrás estava comentando com meus colegas sobre o aumento da demanda de webcams devido a pandemia causada pelo Coronavírus (COVID-19), onde diversos modelos estão em falta ou encareceram consideravelmente no mercado brasileiro. A vinda de programas como este da Fujifilm e o da Canon sem dúvidas ajudará a muitos para a realização de diversos tipos de atividades, indo desde o trabalho até o lazer e comunicação com os parentes e amigos. Mas para quem não tem uma câmera o modelo compatível para utilizar estes softwares, há algumas maneiras de fazer com que uma câmera funcione como webcam, confira o nosso tutorial sobre o assunto aqui.

Imagem da câmera de um notebook de resolução 720p a esquerda e a direita a imagem de uma câmera mirrorless da Fujifilm sendo usada como webcam. Fonte: TheVerge
Imagem da câmera de um notebook de resolução 720p a esquerda e a direita a imagem de uma câmera mirrorless da Fujifilm sendo usada como webcam. Fonte: TheVerge (por Dan Seifert
)

O programa "webcam Fijufilm X", que transforma as câmeras da empresa em webcams, é compatível com os modelos X-H1, X-Pro2, X-Pro3, X-T2, X-T3, X-T4 e todos os da série GFX. A plataforma é gratuita e atualmente está disponível somente para computadores com sistema operacional Windows. Confira abaixo um vídeo da Fujifilm explicando sobre o funcionamento do software:

O que achou da novidade? Você possui alguma câmera da Fujifilm compatível com o programa desenvolvido pela empresa? Se sim, nos conte como foi a sua experiência durante a sua utilização e compartilhe conosco a sua opinião.