A Microsoft está desenvolvendo uma nova funcionalidade chamada "performance mode" ("modo de desempenho") para seu navegador Edge. Trata-se de um recurso voltado para o desempenho geral do computador, para quando a pessoa está, por exemplo, jogando ou rodando programas pesados.

No ano passado, a Microsoft chegou a implementar as Sleeping Tabs no Edge, uma funcionalidade que reduz o consumo de memória RAM e o processamento da CPU do navegador Edge. Entretanto, esta função não consegue por si mesma melhorar o desempenho geral do computador, pois há fatores no Microsoft Edge que influenciam no uso de memória RAM e CPU no Windows 10.

Porém, a Microsoft percebeu que as melhorias de desempenho variam e o resultado que se tem depende, basicamente, da forma como o usuário navega pela internet.

O objetivo do"performance mode" ("modo de desempenho") do Microsoft Edge é reduzir o uso geral de recursos

Nos testes do site windowslatest, o "performance mode" faz com que as abas entrem em hibernação em 5 minutos. Normalmente, quando a funcionalidade de hibernação de abas é ativada, o Edge demora duas horas para forçar a hibernação.

Funcionalidade performance mode. Fonte: windowslatest
Funcionalidade "performance mode". Fonte: windowslatest

Além das capacidades citadas acima, o Microsoft Edge consegue identificar quando atividades que exigem mais recursos estão sendo processadas em segundo plano, bloqueando a hibernação destas abas.

Com esta funcionalidade a bateria do notebook deverá durar mais. O "performance mode" também irá alterar outras configurações do navegador para melhorar o desempenho.

Lançamento e disponibilidade

Atualmente o "performance mode" está disponível no Microsoft Edge Canary 91 para usuários selecionados. Mas de acordo com as informações, a funcionalidade deverá chegar para a versão estável do navegador ainda em 2021.