Recentemente, em sua última atualização, o navegador Microsoft Edge ganhou uma nova funcionalidade chamada "Startup boost". Esta função consiste em iniciar o browser no Windows 10 mais rapidamente ao ligar o computador. Entretanto, infelizmente, após a ativação do boost para a abertura do Edge, alguns usuários começaram a relatar problemas de desempenho, inclusive um bug onde não era possível fechar a janela do navegador.

Ao atualizar o navegador para o Microsoft Edge 89, o boost para inicialização automática ao ligar o computador ocorre sem a autorização do usuário. A Microsoft diz que esta função pode melhorar o tempo de inicialização entre 29 e 41 por cento.

Entretanto, após isto acontecer, usuários relataram que não conseguem fechar normalmente o navegador, pois ao fazer isso, o programa abre novamente, além de ficar sendo executado em segundo plano (é possível conferir este comportamento através do Gerenciador de Tarefas).

Microsoft Edge sendo executado em segundo plano. Fonte: windowslatest
Microsoft Edge sendo executado em segundo plano. Fonte: windowslatest

Um usuário dos fóruns da Microsoft diz:

"Encontrei várias instâncias do Edge em execução em segundo plano e quando desliguei o Startup Boost, tudo voltou ao normal. Não notei nenhuma diferença no desempenho quando esse recurso foi ativado / desativado. Só que teve um impacto na minha CPU, o que fez com que meus jogos travassem terrivelmente."

Outra pessoa ainda diz:

"No meu notebook, com esse recurso habilitado, após fechar o Edge, ele abrirá novamente e fechará e abrirá novamente. Somente por Opção -> Fechar O Microsoft Edge pode fechá-lo completamente."

Microsoft investiga sobre o problema de desempenho do Edge

A Microsoft já está ciente dos problemas que os usuários de seu navegador Edge estão passando. Por enquanto, a empresa está desabilitando temporariamente a funcionalidade do browser através do servidor. A companhia diz:

"Olá a todos, gostaria de informar que decidimos desabilitar temporariamente o impulso de inicialização, pois isso estava causando um problema frustrante para alguns usuários.

Nossa equipe está trabalhando para consertar alguns problemas em que alguns clientes veem o navegador reabrir imediatamente após sair e / ou uma mensagem sobre a reabertura de guias quando o impulso de inicialização é habilitado."

O que achou da notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!